domingo, abril 29, 2007

being there - wilco (1996)



das cinzas dos uncle tupelo nasceram duas bandas que continuaram a revestir a mais americana das formas musicais - o country - de uma actualidade e pertinência capazes de reenquadrar num novo século toda a antropologia cultural do género: os son volt e os wilco. separados os dois principais songwriters da banda-mãe - jay farrar para os son volt e jeff tweedy para os wilco - pertenceu aos últimos a capacidade de mais rapidamente transmutarem os fundamentos do country e, ainda que mantendo óbvia fidelidade a determinados princípios estéticos alicerçais, o revolucionarem. se é verdade que décadas antes os the byrds já tinham levado o country-rock a outras paragens, graças ao talento de gram parsons, também não deixa de o ser o facto destes wilco terem ido ainda mais longe.

neste que é - provavelmente - o seu álbum mais ambicioso, jeff tweedy e comparsas levam ao country o psicadelismo, o rock n' roll, a pop e o r'n'b. tão conhecedores das raízes deste género quando das possibilidades da música em geral, esticam limites, apagam fronteiras e, ao longo de 19 músicas e dois discos, desenham a árvore genealógica desta forma artística profundamente americana, traçando coordenadas que reflectem o seu passado, o presente e o futuro.

se misunterstood, logo à 1ª faixa, vai beber ao psicadelismo, drunken treasure, por exemplo, pouco foge a uma estrutura clássica, i got you (at the end of the century) deve, e muito, à pop, com direito a palminhas e tudo, e monday cresce de um riff puramente stonesiano. e é deste jogo de equilibrios e desiquilibrios que vem a força deste álbum, que soa sempre, da primeira à última canção, autêntico.

e depois há jeff tweedy, belissimo construtor de cenários e contador de histórias, capaz de, nas voltas e reviravoltas de uma qualquer canção, pôr a sua alma e coração nas mãos do ouvinte... "ships may ply the stormy ocean and planes may fly the stormy sky, i'm sad and lonely but remember i'll love you 'till i die"...

o country morreu? longa vida ao country!!


monday


sunken treasure (jeff tweedy a solo nesta versão)

1 Comments:

Blogger White Box said...

Já pedi uns cd´s emprestados para ouvir melhor, dp digo-te alguma coisa! :)

30 de abril de 2007 às 02:08  

Enviar um comentário

<< Home