sábado, agosto 01, 2009

leonard cohen - pav. atlântico, 30.07.2009



o cohen que eu conhecia era um tipo clinicamente deprimido. cantava sobre o amor, as mulheres e o sexo com uma reverência sagrada. não sorria. não dançava. sofria. bolas, até a janis joplin teve pena dele e lhe ofereceu um broche piedoso! mais do que músico era um homem das letras... notava-se o desconforto que lhe causava cantar e tocar em frente a alguém.

o leonard cohen que vi hoje é outro homem. dança. sorri. parece feliz com a vida e, por isso, a música adquire uma acentuação celebratória que não estava presente antes. e a voz - caramba! - a voz está mais profunda do que nunca. a noção do ritmo das palavras, a gestão dos silêncios, a respiração... poucos há que se lhe comparem...

o alinhamento foi mais ou menos previsivel. começa-se com "dance me to the end of love" em passo leve e bonacheirão, passa-se por "bird on a wire", "who by fire", "tower of song", suzanne", "hallellujah", "so long, marianne" e, depois de uma quase-despedida com "i tried to leave you" recheada de lágrimas, sorrisos e solos, fecha-se a noite com uma oração.

momentos geniais, palavras solenes, músicos de excepção e um surpreendentemente bem humorado leonard cohen... praticamente 3 horas de história e estórias excepcionalmente bem contadas. o frio e impessoal pavilhão atlântico parecia um espaço bem menor, com as palavras a parecerem sussuradas aos ouvidos de cada uma das milhares de almas que por ali passaram.

é verdade que, uma vez ou outra, se roça o kitsh... principalmente quando aparecem uns solos manhosos que estão longe de acrescentar o que quer que seja, ou quando o público insiste em bater palmas ao ritmo de músicas que precisam de ser ouvidas e não participadas... mas chega-se ao fim do concerto e percebe-se que se esteve perante um dos maiores génios dos últimos 40 anos! e não, não são uns solos exagerados que retiram poder àquelas letras...

e o que dizer quando, no meio de uma actuação destas, nos deparamos com uma "famous blue raincoat" absolutamente perfeita - como de resto sempre foi - a arrasar tudo e todos? se não chorei neste momento então nunca hei-de chorar num concerto!

obrigado, senhor leonard

com sinceridade,

s. silva



alinhamento:

- primeira parte:
1. dance me to the end of love
2. the future
3. ain't no cure for love
4. bird on the wire
5. everybody knows
6. in my secret life
7. who by fire?
8. waiting for the miracle
9. anthem

- segunda parte
10. tower of song
11. suzanne
12. sisters of mercy
13. the partisan
14. boogie street
15. hallelujah
16. i'm your man
17. take this waltz

encore:
18. so long, marianne
19. first we take manhattan

encore 2:
20. famous blue raincoat
21. if it be your will
22. closing time

encore 3:
23. i tried to leave you
24. whither thou goest

1 Comments:

Blogger threepal123 said...


Your Blog is very nice.please chq my website please
交友 threePal 致力於 讓有趣的人能一起出去玩. 怎麼樣叫做有趣? 看對眼, 聊得來, 有話題. 就是有趣了.你約好朋友, 我們介紹新朋友, 並安排好活動讓你們出去玩. 也可以只和認識的朋友出去玩喔.

12 de novembro de 2013 às 06:11  

Enviar um comentário

<< Home