segunda-feira, junho 11, 2007

invisible jukebox V

untitled by ma

4 Comments:

Blogger samgs said...

camarada, não desesperes!! ;)

já ouvi a compilação e este fim-de-semana escrevo qualquer coisinha... isto de trabalhar ocupa tempo!!

20 de junho de 2007 às 23:49  
Blogger samgs said...

ora vamos lá então. antes de começar, quero dizer que, sei lá porquê, esta é a compilação que imaginava que tu fizesses...

1 - isto é um clássico. é uma belissima forma de iniciar o que quer que seja... uma compilação ou "o amor". já muita coisa foi dita sobre esta música e eu não consigo acrescentar muito...

2 - ora isto já não me diz tanto. não é que a música seja má... mas esta produção tipicamente 80's dá-me cabo da cabeça! há muito boa música que eu não consigo apreciar por causa dessa sonoridade tipica... esta é uma delas.

3 - assim tá melhor! :) não conhecia esta música e é bem porreira. é engraçado como começas na soul, passas para os 80's e depois aparece isto... a música é estranha, não saberia encaixá-la num estilo especifico mas acho que resulta muito bem.

4 - os anos 60 foram mesmo geniais. adoro as melodias vocais... os crescendos... goste-se ou não isto é uma música muito bem trabalhada, tudo é pensado ao pormenor: as melodias, as contra-melodias,as vozes, os instrumentos (anda ali pelo meio uma coisa estranha...)... nunca hei-de escrever uma música destas!

5 - outro clássico :) isto é daquelas músicas que nos transportam para outros momentos... é impossível sentir-me mal a ouvir isto! destoa da anterior pela simplicidade... isto é um belo exemplo em como com pouco mais que uma frase e uma progressão de acordes se faz uma música intemporal.

6 - venha lá a soul outra vez! gosto muito daquela frase de guitarra pequenina que segue cada frase dos versos da música...

7 - tu nunca deves andar deprimido, pá! isto é (quase) tudo música que me obriga a bater o pé... e adoro a adolescente simplicidade da letra... às vezes não há nada melhor do que uma letrinha inocente!

8 - é o que eu digo! lá vai o pezinho bater no chão mais um bocadinho... mais uma música terrivelmente simples e terrivelmente viciante!

9 - mais um clássico! a clássica letra do amor que se quer ir embora e tal e coiso...

10 - isto é o tipo de coisa que nunca ouviria em casa, mas que até não me importava de ouvir numa discoteca ou numa qualquer festa... é bem melhor do que a pop que se faz hoje em dia. mais uma vez as melodias vocais são brilhantes! tens um fraquinho por este tipo de melodias, estou a ver... ah, se fosse eu o produtor desta coisa mandava os violinos dar uma volta e colocava uns instrumentos de sopro... mas isso sou eu...

11 - freedom, freedom, freedom, freedom!! o refrão é do caraças... e os solos pequeninos a seguir que o seguem também! é mais um clássico e é mais um dos bons... este, para além do bater do pé, é acompanhado por uma vontade quase irresistivel de gritar "freedom" com as meninas...

12 - vai-se percebendo agora o titulo da compilação. esta compilação, com um par de excepções, é perfeita para se ouvir num carro, tarde de verão em direcção à praia, som a rebentar as colunas... esta música não foge muito às últimas, apesar de ser menos memorável. então depois da comunhão quase religiosa ou raio que o parta da freedom, fica a perder um bocadinho.

13 - e o ritmo vai acalmando... mais uma vez o coro é essencial na música, que só ganha sentido quando, à voz principal, se juntam as outras...

14 - esta é a minha preferida destas três últimas mais calminhas. mais uma vez tirava os violinos e colocava uma secção de sopros... de resto a música é perfeita...

15 - esta também não me diz muito. gosto muito do contraste entre aquela secção instrumental logo do inicio (e que se vai repeitndo...) com a acalmia dos versos.... sem isso é uma música algo genérica... não é má, nem nunca o seria, mas não vai a lado nenhum... falta um crescendo de intensidade, uma reviravolta, qualquer coisa que volte a prender o interesse depois daquelas secções referidas...

16 - não gosto tanto desta como de outras músicas deste rapaz. nesta destaco a letra e os solos de saxofone...

17 - isto é belissimo. uma das melhores músicas de todos os tempos, sem dúvida. quando ele canta "i left my home in georgia..." também já eu estou longe daqui... sentado à beira-mar numa praia qualquer... enquanto guitarrista não consigo deixar de reparar no que a guitara está a tocar e bolas, é lindissimo...

18 - por muito que goste deste gajo - e gosto mesmo muito - não consigo encaixar este álbum. esta música, ainda assim, é das que se safa... não gosto é da voz da menina crystal. é demasiado limpida e, se à partida, poderia pensar que oferece um bom contraste à sujidade do amigo tom, a verdade é que acho que não resulta particularmente bem. preferia ouvir isto só com o tom waits e o piano...

19 - sofre um bocadinho de excessiva candura esta voz - tal como a anterior... mas aqui resulta melhor, torna-se hipnótica e confessional... ainda assim, um conselho ao elvis costello: para a próxima dá músicas destas a cat power!

20 - ver texto da música 19... :) sou um bocado esquisito em relação a vozes femininas, é verdade!, mas tenho dificuldade em conseguir uma ligação emocional com alguém que canta com uma perfeição cristalina... a vida não é perfeita, pá! muito menos o amor! porque é que alguém há-de cantar essas coisas com tanta perfeição?

21 - nunca consegui gostar destes gajos. acho que o defeito é meu porque, aparentemente, eles são realmente bons. sou capaz de ouvir uma música e perceber a estranha beleza que conseguem transmitir... mas facilmente me canso. mas admiro muito a forma como fazem coisas tão pouco convencionais... como tantas vezes se afastam da estrutura mais tradicional da canção (verso-refrão-verso...). eles são muito bons naquilo que fazem mas ainda não me conseguiram cativar...

resumo: concordamos na soul, discordamos nas vozes femininas, nos sigur ros e nos 80's... uma compilação só com as tuas selecções de soul e música dos 60's seria uma companhia óptima para estes dias de verão... e espero que comeces a participar mais nas jukeboxes aqui do blog!

24 de junho de 2007 às 17:59  
Anonymous Anónimo said...

1 - Marvin Gaye - Let's Get it On - Tá tudo dito!

2 - New Order - Age of Consent - Tenho a impressão que há por aí um embirranço! Os anos 80 foram maus mas ainda se descobrem umas perolazinhas. E os New Order e Joy Division são todo um colar delas! É de abanar a cabeça do início ao fim.

3 - George Baker Sellection - Litlle Green Bag - Está na banda sonora dos Cães Danados e chega! Cool!

4 -Beach Boys - You're so Good to me - O que dizer? São os Beach Boys. É fixe, eu pelo menos gosto!

5 - The LA's - There she Goes - Um clássico que nos habituamos a ouvir numa cândida voz feminina dos Six Pence none the Richer. Têm uma boa cadência e ritmo. Simples e eficaz

6 - Smokey Robinson & The Miracles - Adoro e pronto!

7 - Peter Noone - I'm into something good - É um cover de um roiginal de Herman Hermits. Foi esta a versão que ouvi a primeira vez há muito tempo no Onde Pára a Polícia. È o máximo pra curtir em qq viagem!

8 - The Rascals - Good Lovin - Segue o abana o capacete

9 - The Temptations - Ain't too proud to beg - Aqui sem o Smokey Robinson. Gosto muito dos metais e dos coros e por entrar nos Amigos de Alex.

10 - The Pipettes - Pull Shapes - É engraçado dizeres que é melhor que a pop que se faz hoje em dia. Na volta ainda acabas por partilhar das ideias do produtor da banda que acha que os beatles e Phil Spector mataram a pop. É que isto é de 2006! Nem mais. Confesso que pensei que este single fosse mais rodado, parece que me enganei mas ainda dou o Verão pra a descobrirem! PS Nao consegui confirmar mas parece-me que o sr. por trás disto é o careca da Barbie Girl, Parece-me...

11 - Areetha Franklin - Freedom - Viva a Diva. É do caralho! Alegria alegria!

12 - The fontanella Bass - Rescue Me - Grande sucesso entre o sexo oposto. Tem um ritmo agradável, mas perde pra anterior concerteza

13 - Dusty Springfield - Son of a preacherman - Mais uma com o selo Cool atestado pelo Tarantino. E não é que é mesmo?

14 - The Temptations - My Girl - grande clássico. Muito bonita e perfeita pra quando estamos apaixonados. Mais uma d' Os amigos de Alex

15 - Ella Fitzgerald - Makin Whoopie - Pra mim a melhor cantora de sempre. E a canção gosto muito desde pequenino por isso tinha q a enfiar aqui. Ok, foi um bocado a martelo, mas não fica assim tão mal!

16 - Marvin Gaye - Mercy mercy me - Não é das melhores do sr. não senhor mas tem um groove que me arrebita sempre.

17 - Procol Harum - A whiter shade of Pale - É um grande clássico! Introduz o vibrafone ao mundo e de uma maneira inatíngivel.

18 - Ottis Reding - Sittin in the dock of a bay - Pra mim seria sempre a musica do vai ou racha em qq boite nesse país fora. E o assobio?(diz q se esqueceu da letra em pleno estúdio, vai daí cá vai piuu piuu piuuu) Espectáculo!

19 - Tow Waits & Crystal Gayle - Percebo o que dizes, mas caramba! é lindíssima!

20 - Elvis Costello & Ann SOphie Von Otter - Baby plays Around - Descobri o album quando ouvi a versão do Broken Bycicles do album anterior. Achei uma grande ideia. Chamar uma cantora lírica pra cantar temas pop com um dos seus mestres. Passam plos ABBA, Beach Boys, McCartney, Tom Waits e mais. Demorou a arranjar o album mas consegui. Esta é do próprio Costello.

21 - Cristina Branco - O meu Amor - Versão da lindíssima canção do Chico Buarque pla voz da unica fadista (será?) que gosto mesmo. Incluida no album Sensus. É das mais pessoais da compilação.

22 - Sigur Ros - Sem Nome - Ao início embirrei com isto, mas aos poucos fui entrando na onda deles e caramba! Transportam-nos pra tanto lado!

Et Voilá!
Agradeço a tua paciência pra comentar uma mix tape tão diferente do que vocês vão pondo por cá. E a sinceridade. É um exercício muito fixe. Ao MDA que não deve ter gostado, pode ser que pra próxima gostes mais. E é sem dúvida pra ouvir no carro em altos berros mesmo a tempo de chegarmos a casa com ela antes de começar a acalmar. Aí traz-se o CD do carro e... Boa Sorte!

3 de julho de 2007 às 20:41  
Blogger samgs said...

bolas... eu apostava o meu braço em como a música 10 era do final dos anos 70, mais coisa menos coisa. agora que disseste que não era, e depois de a reouvir para perceber se me estavas a pregar uma peta ou não, até reparo que a produção até indiciava uma maior recência, mas pronto...

quanto ao resto, nada a dizer: embirro com 80's e senhoras de vozes perfeitas e gosto muito de bom soul e de pérolas pop dos anos 60 (e sim, todo o pet sounds dos beach boys é um monumento!). e o phil spector o os beatles eram grandes... não mataram nada!

6 de julho de 2007 às 00:40  

Enviar um comentário

<< Home