quarta-feira, maio 23, 2007

overdose de beleza - jukebox I

primeira edição da nova jukebox, subordinada ao tema "overdose de beleza"...

quem quiser participar deixe link para download da compilação no espaço dos comentários... depois colocarei o link aqui no corpo do post...

os comentários são bem-vindos...

compilações:
samgs
mda

15 Comments:

Blogger MDA said...

Acho que não mesmo conseguir participar. Até já tinha uma lista das músicas mas não tenho uma ligação que me permita fazer o upload. Só o consigo fazer quando vou a Coimbra e acedo ao wireless da Universidade.
De qualquer das formas estou a fazer agora download da tua e depois digo qualquer coisa.

9 de maio de 2007 às 10:16  
Blogger luazul said...

tenho a compilaçao feita..mas dois problemas..e uma nota de rodape:
1 - consigo tirar/fazer desaparecer o nome da musica mas n desaparece o nome do autor e do cd..ta la nas propriedades e nao desaparece nem quando lhe peço com jeitinho..
2 - como e q faço o upload?
3 - a compilaçao nao é verdadeira e total overdose de beleza, pois de certa forma tive que me conformar a musica ja existente no meu pc..anda lá perto mas é mais uma aproximaçao de overdose do que uma verdadeira overdose..

9 de maio de 2007 às 15:57  
Blogger samgs said...

mda: quando puderes faz upload...

luazul: 1 - se tiveres o winamp utiliza esse programa para abrir os ficheiros mp3... depois, em cada um deles seleccionas view file info e depois apagas as alíneas todas. se não conseguires também não há crise...

2 - vai a www.yousendit.com, cria uma conta, segue os passos que eles te dão... antes disso cria u ficheiro zip da compilação (botão direito do rato em cima da pasta da compilação, "adicionar ao arquivo" ou coisa semelhante...

9 de maio de 2007 às 18:05  
Blogger MDA said...

Ora bem. Desta vez não me vou pôr a adivinhar quem canta o quê. Apesar de o Media Player identificar automaticamente algumas músicas, vou tentar comentá-las de forma isenta, sem ter em conta os intérpretes.

1 - É rara a música que tem jambé (ou lá como é que isso se escreve) e se safa. Começa fraquinho. É alguém a aprender a tocar guitarra?

2 - Ah! Já começamos a atinar! o ruído de fundo é hipnotizante e marca uma atmosfera de fim de tarde de Verão. O desempenho vocal é muito bom.

3 - Onde é que está a alma? Não consigo descobri-la. É difícil fazer música deste género com alma. Normalmente, põe-se-lhe uns dedilhados, umas teclas, uns violinos subtis e pronto. Mas isso, para mim, não chega. Falta paixão.

4 - Isto é música sim, música não! Temos a guitarra delicada (ainda que menos delicada que na 3), violinos, teclas... Mas esta tem paixão. Tem um desempenho vocal muito bom (pronto, óptimo!). No refrão, a música abre, aparece um trompete capaz de salvar quase qualquer música mas esta não precisava de ser salva. Sendo assim, só lhe acrescenta beleza. Aquela parte, perto do fim, em que a música abre e aparece uma guitarra electrética, é fantástica. De facto, muito boa!

5 - Não sei bem o que dizer esta. Continua o padrão. Este tom vocal não é para mim e o ritmo semi-alegre da música não me soa bem. Naaaaaa!

6 - Mediana. Não é má mas falta-lhe alguma coisa. Talvez alguma alma, algo que quebre o tom monocórdico.

7 - Xiiii!!!! Onde tu te meteste... Sinceramente, não consigo ouvir mais esta música, seja em que versão for. Apesar de ser interpretada de forma interessante´, a música não tem hipótese a não ser, talvez, quando o Ramones a tocaram.

8 - Interessante.

9 - Interessante mas demasiado longa para a sua estrutura.

10 - Esta é uma música de que gosto muito. É bom ver que te andas a interessar por estes meninos e menina. A voz dela e os arranjos desta banda são de arrepiar a espinha. Muito, muito bom!

11 - Selecionei as músicas todas e carreguei no Enter. Abriu o Media Player. Começou a tocar esta porque tinha deixado o modo aleatório ligado. Temos mais dedilhados e teclas. Esta tocou-me. Não sei bem porquê.

12 - Começamos com banjo, o que só pode ser bom! Depois, a voz deste senhor a ecoar nos ossos. Como praticamente tudo neste senhor (acho que ainda estou para ouvir uma que não me agrade), simplesmente genial. Grande final!

Como me diziam muitas vezes na escola: "Sei que és capaz de melhor!". Mas algumas delas são mesmo muito boas. Aguardo a lista de intérpretes, músicas e álbuns.

18 de maio de 2007 às 12:23  
Blogger samgs said...

1 - isobel campbell & mark lanegan - it's hard to kill a bad thing - para mim, "o álbum melancólio ideal" começa e termina com um instrumental... lembrei-me deste. é simples mas bonito... acho eu. e define bem a atmosfera (melancólica...) do resto da compilação

2 - great lake swimmers - this is not like home - belissimo tema... não tenho mais nada a acrescentar.

3 - okkervil river - maine island lovers - bolas, não vês aqui alma? ouviste a música até ao fim? não é uma musica muito sofrida, é mais melancólica, mas que tem alma tem... estes tipos são muito bons!

4 - willard grant conspiracy - dance with me - esta música é do caraças. tinha aqui este álbum (em mp3) e nunca tinha ouvido com atenção... na altura um outro álbum destes mesmos rapazes captou a minha atenção e desviou-me deste. e que belo álbum este (let it roll). doom folk do melhor :)

5 - mercury rev - opus 40 - quando fiz a compilação e decidi colocar esta música, pensei logo: "desta o diogo não vai gostar!" estás a ficar óbvio ;) eu cá gosto, estes tipos são capazes de coisas engraçadas neste registo... há quem os veja como os the band desta geração... eu vejo-os como uma banda interessante. lembro-me de os ter visto há uns anos na queima das fitas e não ter gostado; depois de ouvir esta música numa compilação da uncut voltei a dar-lhes uma oportunidade e agarraram-me... eu não tenho problemas com vozes esquisitas! não sei porque mas esta música faz-me lembrar o verão...

6 - pink mountaintops - best friend - as bandas do stephen mcbean foram as melhores coisas que descobri nos últimos anos - black mountain e pink mountaintops. esta música é o lado b do último single... aquele slide (simples mas eficaz) agarrou-me... e gosto do tom monocórdico da interpretação. acho que este tipo vai ser grande... se o mundo fosse justo já o era! talvez seja um bocadinho comprida para uma música sem grandes variações, mas é a única critica que lhe posso apontar... e o slide... o slide... música com slide é boa música de certeza!! :)

7 - nick cave - wonderful world - gosto desta versão pela decadência da voz macgowan (dos pogues)... se não está bebedo parece... e isso dá uma nova dimensão a uma música demasiado batida... mas acho que representa bem o lado da beleza e o lado da decadência - overdose - da expressão que dá titulo à compilação.

8 - mark lanegan - strange religion - esta música é muito boa, caraças! as segundas vozes a crescerem, os suaves aumentos de intensidade... é bonito pá! e a voz... que bela voz... quando ouço o senhor só me apetece beber whisky, fumar cigarros e meter-me na droga - só para ver se consigo uma voz destas!!

9 - micah p hinson - the day texas sank in the bottom of the ocean - é relamente muito comprida a música... mas a contenção, a atenção que exige, aqueles momentos em que pensamos "mas isto nao vai a lado nenhum?", são compensados pela explosão ao minuto 5... as vozes que elevam a música, que lhe dão uma tonalidade épica, o orgão que aumenta a intensidade... está tudo muito bem conjugado... como se se arrastasse propositadamente só para nos surpreender e nos atirar ao chão com um belo murro no estomâgo. este álbum também é muito bom. um daqueles que vai de encontro à teoria do "artista enquando sofredor, enquanto individuo triste, deprimido, amargurado e que faz arte a partir de relações falhadas".

10 - misguided angel - cowboy junkies - lá está... é a música de que gosto menos de toda a compilação... a estes é que, por vezes, lhes falta alma... safam-se bem aqui porque a música é muito bonita na sua simplicidade...

11 - amalgamated sons of rest - the last house - isto é um projeto que incluia uma data de tipos, entre os quais, se não me engano, o bonnie prince billy... acho que só editaram um ep (ou o álbum é mesmo pequeno)... mantém a temática e ambiência do resto da compilação...

12 - current 93 - idumea - parece que o cabecilha deste projecto é um fanático religioso... mas isso não interessa nada. convidou tipos como o bonnie prince billy e o resultado é este: muito bom. no concerto do maxime pediram esta música ao bonnie, foi pena ele não ter cedido ao pedido. pareceu-me apropriado, à falta de um instrumental, terminar a compilação com uma música sobre a morte...

18 de maio de 2007 às 20:31  
Blogger Calado said...

Cada um com a sua pancada!!!!!

a vossa é a musica!

20 de maio de 2007 às 19:35  
Blogger MDA said...

Aqui está o link da minha compilação:

http://download.yousendit.com/E46AD7F311E8445F

Deixei algumas de fora e não soa tão bem na realidade como me soava na cabeça mas que se lixe, nem está má de todo.

Já agora, uma sugestão, muda a data de publicação deste post para o puxares para cima.

Aguardo comentários bons ou maus (alguns deles, de certeza, que vão ser maus mas nem toda a gente pode ter o meu bom gosto).

23 de maio de 2007 às 17:52  
Blogger MDA said...

os comentários são bem-vindos...

29 de maio de 2007 às 20:23  
Blogger samgs said...

aí vão os comentários:

1 - música calminha a abrir. bom instrumental, boa letra... começa bem... gosto daquele solozinho. se isto não for o elliot smith (raios, estou sem certezas...a voz perdida está lá, mas parece num tom mais grave do que lhe é habitual) tens que o ouvir...

2 - gosto daquele instrumento a tocar coisas fora de tom, seja lá o que aquilo for. a música é porreirinha... eu é que acho que muitas destas coisas ficam melhor na voz ou de gajos ou de gajas com vozes "menos-femininas" ou mais calejadas... isto assim é docinho demais!

3 - esta é melhorzinha. talvez seja a instrumentação que lhe dá uma outra dimensão, uma tonalidade algo épica (mas em bom). e a voz da menina tem mais calo, é a voz de uma senhora que já viu e viveu mais do que a da música anterior... e não sei porque mas a letra faz-me lembrar os led zeppelin na sua faceta folk-hippie.

4 - e tu continuas nas meninas! esta voz é a melhor das três... o único problema é que uma música a capella para ser memorável tem que ser mesmo mesmo boa. tem que se aguentar sem suporte instrumental, tem que pairar no ar e isso não é lá muito fácil. esta está lá quase... é boa, falta-lhe subir um degrau. ah, e a melodia é muito parecida com uma música da joan baez, também a capella se não me falha a memória...

5 - isto sim é uma voz! eu farto-me de dizer isto mas eu dava mesmo tudo para ter uma voz tipo esta ou a do lanegan. tipos destes podem cantar a maior baboseira do mundo que vão sempre soar sérios, verdadeiros e "senhores-que-já-viram-tudo-o-que-havia-para-ver-e-agora-estão-aqui-para-nos-ensinar"... e o melhor é que não dizem baboseiras! quando ouço senhores destes a "cantar a vida" não consigo deixar de acreditar que tudo aquilo que eles dizem é verdade: é impossível algo que eles digam não soar crédulo, não ser honesto, genuino... e esta é uma bela música, mais nada tenho a dizer.
é do último álbum?

6 - e lá vêem os fantasmas. "if you have no one, no one can hurt you". este senhor é um génio... não tem uma voz do cash ou do lanegan, é feito de outra matéria, não vem das profundezas da terra nem soa maior que vida... mas é frágil, tão frágil que arrepia... podia ser eu, tu ou qualquer outro a cantar isto... as palavras são cruas, podiam ser de qualquer um... e a voz trémula, imperfeita é o veiculo ideal para todas estas (nossas) dúvidas. quando ele canta é toda a humanidade que ali está reflectida, todas as nossas dúvidas e medos...

7 - não te sabia apreciador deste senhor. este é outro que sigo há anos e anos. as palavras são belissimas como sempre, não fosse ele escritor/poeta e só depois músico/escritor de canções. no ambiente certo (ou errado!) as melhores músicas dele podem ser mesmo devastadoras. e esta é uma delas... gosto muito do coro, das vozes femininas que aumentam suavemente a intensidade até ao céu... e as palavras, as palavras...

8 - este é outro; outro dos grandes. não percebo como este senhor não aparece quando se fala dos maiores escritores de canções. parece que se tornou um pouco uma nota de rodapé por ser pai de quem é. esta música é tipicamente dele... tem uma sonoridade muito própria que não sei descrever... se calhar é só a voz, mas acho que há uma instrumentação, letras, ambientes e melodias tipicamente buckleanas...

9 - quando falava de senhoras com "calo" na voz falava disto. o concerto dela é algo que nunca vou esquecer e não a hei-de perder se algum dia voltar cá. esta é a voz perfeita para uma mulher... belissima música, belissima interpretação e não menos bela a menina e a sua franja ;-) e ela deve lançar outro álbum ainda este ano... acho que é de covers e tendo em conta a amostra que por aí anda (crazy, house of the rising sun, a cover dos fairport convention que ela tocou no porto) deve ser coisa boa... estou ansioso!

10 - tinha que ser! desta música só tenho uma coisa a dizer: com a produção certa (algo tipo o devils and dust que ainda há pouco ouvi... deve ser dos titulos mais apropriados que já vi... tudo ali soa poeirento e fantasmagórico) isto era do caralho...

11 - era esta o tipo parecido com o ryan adams? hum... não é mau... não é mau... mas o ryan adams é melhor! mas tenho que ouvir mais deste rapaz... a música é porreira, falta-lhe um bocadinho de ambiente (talvez mais instrumentos... uma slide guitar, uma guitarra acústica?). mas, lá está, não consigo comparar isto com a blue sky blues do ryan adams, por exemplo, que também parte do piano e voz mas que chega onde esta não chega...

gostei da compilação, tens aí algumas supresas (o cohen por exemplo) e duas ou três coisas que não conheço/reconheci... eu só mudava uma coisa: acabava a compilação com a música do springsteen e arranjava espaço para a última entre aquelas três meninas...

3 de junho de 2007 às 00:11  
Blogger luazul said...

ora..continuo sem conseguir fazer o upload da minha..e neste momento já se tornou impossivel fazer o download das vossas..fico-me pelos comentarios e tento imaginar.. :)

3 de junho de 2007 às 01:19  
Blogger MDA said...

1 - Wilco - Please be patient with me do álbum Sky Blue Sky. Algo que ando a desobrir juntamente com Son Volt e Uncle Tupelo. O álbum Sky Blue Sky é muito bom e quando ouvi esta música soube logo que seria ideal para abrir esta compilação.

2 - Nina Nastacia - Jim's Room do álbum On Leaving. Descobri por acaso e, como não tenho problema nenhum com coisas demasiado doces, tem andado em rotação no meu carr há algum tempo (agora que o tempo começou a melhorar tenho ouvido menos). Todo o álbum é muito interessante.

3 - Crooked Still - Wind and Rain do álbum Shaken by a Low Sound. Esta é também uma descoberta recente mas tenho ouvido muito mais que qualquer uma das outras. Esta banda tem qualquer coisa de indefinivel. Toca originais e músicas tradicionais (com alguns covers de Dylan e Robert Johnson à mistura). Esta música tem uma letra de partir o coração: duas irmãs vão a passear e uma atira a outra para o rio matando-a. Mais tarde, um rapaz encontra o corpo e constrói um violino a partir do corpo da mulher. E sim, é uma bela voz.

4 - Pentangle - When I was in my prime do álbum Cruel Sister. Esta voz faz-me lembrar, precisamente, a da Joan Baez, estas vozes femininas deste tipo de folk, não sei porquê, atingem-me em cheio.

5 - Johnny Cash - Wayfaring Stranger do álbum Solitary Man (da série American Recordings). Música tradicional cantada com uma tristeza profunda como só o Cash conseguia fazer. Estou cada vez mais convencido que este homem foi um dos maiores singer-songwriters de sempre. A música é tradicional e já foi interpretada por centenas ora em versões muito boas ora em versões horriveis do tipo eu-sou-um-gajo-que-até-sabe-as-músicas-tradicionais-e-olhem-para-mim-que-sou-um-singer-songwriter. Nenhuma das outras versões é melhor que esta não só pela beleza da voz que nos entra nos ossos como pela beleza instrumental de uma sonoridade que, abençoado seja, Cash descobriu nos últimos anos de vida.

6 - Bonnie "Prince " Billy - Will you miss me when I burn do concerto Black Sessions. Sempre achei esta música uma obra-prima mas, tal como aconteceu contigo, ficou-me gravada na memória quando a ouvi ao vivo. Há qualquer coisa nestas versões só com ele e uma guitarra que expõe as músicas na sua fragilidade

7 - Leonard Cohen - Suzanne de um Best Of qualquer. Este gajo está arrumado na minha cabeça na mesma secção do Van Morrison: gajos que são mesmo bons mas que, por qualquer motivo nunca aprofundei. Sei que esta música é um bocado cliché mas é das boas e isso basta-me. No últimos tempos ando a reconciliar-me com músicas assim.

8 - Tim Buckley - Morning Glory do concerto Peel Session. Ouvi este concerto como amostra para ver se valia a pena descobrir este senhor. Curiosamente, o facto de ter gostado impediu-me de procurar mais com medo de ficar decepcionado mas com o que tens falado dele, talvez perca esse medo ou talvez vá para a mesma secção do Van Morrison e do Cohen.

9 - Cat Power - Love and Communication de um concerto na La Cigalé, em Paris. Este concerto também foi o que eu ouvi para decidir se valia a pena descobrir a senhora. Também me aconteceu o que aconteceu com o Tim Buckley. Tenho medo de ouvir mais da senhora e de ficar decepcionado. Mas esta acho que nunca vai passar daqui. Quando ouvi esta música pela primeira vez, não conseguia passar à próxima, quando chegava ao fim, voltava a pô-la do incício e ouvi-la outra e outra vez. Simples, como eu gosto, e intensa como eu gosta. A franja é que não me agrada mesmo nada... :)

10 - Bruce Springsteen - Stolen Car do álbum The River. O que é que está para aí a dizer? Este produção é perfeita para esta música! É uma das músicas simultaneamente mais belas e mais tristes que já ouvi. A letra é de arrancar o coração. Ninguém consegue fazer com que o desespero soe tão belo como este senhor. Não sei se já percebeste mas gosto mesmo deste gajo, pá!

12 - Josh Ritter - Here at the right time do álbum Animal Years. Esta não é a mais parecida com Ryan Adams. Mais uma descoberta recente mas cada vez mais consolidada. Este álbum é do caralho! Sei o que queres dizer quando dizes que a música podia chegar onde não chega mas acho que a beleza está aí como música que acaba um álbum e, neste caso, uma compilação.

Tentei fazer uma compilação daquelas músicas que, quando as ouço, não consigo resistir a ouvir outra vez. Aquelas que são tão belas que nos mexem nas entranhas. Deixei algumas de fora ora por não encontrar uma maneira de as encaixar oura para deixar espaço para bandas que para mim são novas.

Já tenho algumas ideias para mais compilações!

4 de junho de 2007 às 10:09  
Blogger samgs said...

1 - bolas... não cheirei sequer a voz do jeff tweedy! ainda não ouvi este último álbum e afastava-me dele porque me diziam horrores (ou quase) do mesmo... parece que terei que o ouvir afinal. ah... e ouve o elliot smith!

4 - foda-se... pentagle a cappela! pentagle tem que ser com o bert jansch na guitarra!!

7 - os três primeiros álbuns são perfeitos! esses podes e deves descobrir sem medos...

8 - eu também só ando a descobri-lo agora. mas vale bem a pena. tem coisas brilhantes!

9 - percebo-te... a menina não é perfeita... tem coisas que não passam da mediania, mas tem momentos em que tudo se conjuga e se torna incomparávelmente belo: tendo em conta os teus gostos os 3 últimos álbuns não te desiludirão 8digo eu). e ouve, se ainda não o fizeste, a good woman, do set you free...

10 - há produções melhores! que realcem mais a voz... o calo, a dor... sei lá! produções mais orgânicas... como a do devil's and dust, lá está!

e manda lá as compilações/ideias para compilações...

5 de junho de 2007 às 21:31  
Blogger MDA said...

1 - Quem te disse isso? O pessoal pseudo do Forumsons? O álbum não perfeito mas é muito bom!

4 - Pelo que já ouvi de Pentangle, parece-me que podem ser ouvidos de qualquer forma e feitio. Os gajos são mesmo bons. Descobri-os num daqueles CDs da Uncut.

10 - É perfeito, ouviste? PERFEITO! E, se dizes o contrário, saio já da banda!

Para compilações tinha tido duas ideias:
1 - naquelas noites de música merdosa no Noites Longas sempre tive o desejo secreto de ser DJ por uma noite, portanto, a ideia seria fazer um set de perto de um hora. Se eu fosse DJ...
2 - Outra ideia que tive foi de fazer uma compilação onde traçássemos a nossa história do Rock'n'Roll.
3 - Outra seria fazer uma compilação com bandas que gostássemos de ver numa festival.
4 - Ainda outra seria uma compilação de música para se ouvir no carro, numa viagem grande.

Chega-te?

6 de junho de 2007 às 10:56  
Blogger MDA said...

Como deves ter reparado, não foram duas ideias mas quatro!

Já agora, experimenta aqui se quiseres http://mp3zzz.blogspot.com/2007/05/wilco-sky-blue-sky-2007.html

6 de junho de 2007 às 11:03  
Blogger samgs said...

então vá, próxima compilação:

"se eu fosse dj por uma noite!"...

depois faço o post, vai preparando a compilação...

8 de junho de 2007 às 00:23  

Enviar um comentário

<< Home