quarta-feira, janeiro 31, 2007

"invisible jukebox I"

seguindo o exemplo de uma boa ideia do pessoal do fórum sons, pretendo aqui criar uma rúbrica nos seguintes moldes:

- periodicamente vou apresentar aqui uma compilação para download;
- quem quiser fará o download e deixará comentários a cada uma das faixas;
- tendo em conta que vou apagar os nomes dos autores das músicas, dos álbuns ou quaisquer outras informações, também podem, nos comentários a cada uma das faixas, tentar perceber quem é o músico/banda em questão;
- algum tempo depois eu apresento os nomes dos músicos/bandas/faixas/álbuns e pode então gerar-se uma discussão saudável;
- tendo em conta que os uploads que farei têm tempo limitado para download (cerca de 7 dias) se, quando quiserem fazer o download, este já não estiver disponivel deixem essa informação nos comentários que eu renovo o link;
- é também possível haver uma participação ainda mais activa de todos os participantes, deixando, por exemplo, cada um de vós, compilações nos mesmos moldes;

espero que participem... e que se divirtam...

a primeira compilação chama-se então i'll hold you 'till the sun goes down...

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já ouvi assim de relance. Pareceu-me reconhecer a voz da Cat Power nas primeiras mas descobri uma de caras!
Baby it's cold outside, esse grande clásscio na versão dos Arizona Amp and the Alternator! Afinal há mais alguém que os conhece. sim sr. Vou tentar descobrir mais quando tiver tempo.
Boa ideia!

31 de janeiro de 2007 às 22:38  
Blogger MDA said...

Então e a discussão faz-se aqui ou nos comentários do yousendit?

2 de fevereiro de 2007 às 15:39  
Blogger samgs said...

aqui... nem sabia que o yousendit tinha comentários ;)

2 de fevereiro de 2007 às 17:29  
Blogger MDA said...

Então vamos lá:

1 - Cat Power - É difícil superar os primeiros acordes em que parece que vamos comer com a "Pronúncia do Norte"... Mas a voz da senhora é bem mais agradável que a do Rui Reininho (o que também não é grande elogio). Não é uma música que nos atinja logo non estômago como outra que ela tem mas é agradável como o são a maioria das músicas da Cat Power.

2 - Sempre vi o Micah P. Hinson como um gajo que podería ser muito bom. Esta música não muda em nada a minha opinião. Talvez se soasse menos a Badly Drawn Boy... (ou se o Badly Drawn Boy soasse menos a ele). Os coros são um anti-clímax imperdoável.

3 - Whiskeytown... Esta é mesmo daquelas que nos atingem no estômago e nos reviram as entranhas. Quando for grande quero ser como o senhor Ryan Adams que, além desta tem aquela música muito boa que entra na banda sonora do Robin Hood :)

4 - Não é para mim. Não conheço American Music Club mas parece-me que não os escolheria para tocarem no meu elevador (se eu tivesse um). O senhor podía aclarar a garganta antes de cantar!

5 - Arizona amp and Alternator??? Não sei o que é mais estranho: a música ou o nome da banda. Esta onda jazzística dá-me a seca.

6 - Quem são estes? Não se safam mal... Mas tirem os violinos!!!!

7 - Ah!!!! Uma versão perfeita de uma música perfeita. Sobre esta não digo mais nada. É perfeita e pronto!

8 - A primeira coisa que me chamou a atenção foi a voz. Parece-me que foi, para mim a melhor descoberta do álbum. Googlei parte da letra e descobri que é dos Lambchop. Por acaso sempre pensei que fosse uma banda mediana mas parece que vou ter que procurar mais coisas sobre eles.

9 - Os smog têm umas músicas mesmo boas. Daquelas que gostaría de ter escrito. Esta é uma dela. Aqui está um bom exemplo da boa utilização de segundas vozes.

10 - Isobell Campbell?? Quem é esta alma. Outra boa descoberta. Tenho a impressão que li hoje qualquer coisa no Y sobre isto mas não tenho a certeza. Alguns coros e a guitarra slide fazem lembrar alguns arranjos do Nuno Rafael em músicas do Sérgio Godinho.

11 - Só conhecia os Magnolia Electric Co. de nome (Acho que foste tu que me falaste deles) mas nunca tinha ouvido nada. O início faz-me lembrar uma música qualquer dos Nirvana mas eles redimem-se logo a seguir.

P.S. - Gostei da ideia! Já fiz também uma compilação. Depois ponho o link quando esta estiver mais discutida. Vai chamar-se "Devil's on my trail".

2 de fevereiro de 2007 às 18:16  
Blogger samgs said...

Comentários a estes completos comentários do MDA:

1 - onde raio viste a "pronúncia do norte" nesta pérola... e esta música toca-me como muitas outras da menina...

2 - acho sinceramente que são os dois incomparáveis... e que o Micah vai ser (mesmo!) grande e o rapaz mal desenhado vai ser uma nota de rodapé na história da música...

3 - nada a dizer

4 - fazes mal... ;)

5 - mas olha que o mentor deste projecto foi uma das figuras mais proeminientes do alt-country pela mão dos giant sand (ouve esses... talvez gostes...)

6 - são uma nova paixão minha estes rapazes... e os violinos não funcionam mal aqui: acentuam bem o crescendo... ah, e nem são muito usuais na música deles (pelo menos nunca me saltaram aos ouvidos!)

7 - certo!!

8 - "aw c'mon/no, you c'mon" à venda na worten por 4.98€ (os dois juntos!). anda em escuta por aqui (a música desta compilação não pertence a estes álbuns)

9 - certo!

10 - atenção que isto não é um projecto "normal" da isobell campbell... a presença de um certo monstro faz toda a diferença nessa faixa e nesse álbum!

11 - são grandes. uma das melhores descobertas do último ano. quem presta homenagem ao mestre neil young só pode ser bom (escuta com atenção...)!

- espero as contribuições do MA e do FM (e de mais alguém que apareça)!

- como foste o primeiro a responder e a fazer um comentário completo terás a honra uploadar tu a próxima compilação!

3 de fevereiro de 2007 às 01:01  
Blogger MDA said...

Isto é porreiro! Sinto-me o Rob no Alta Fidelidade... Já fiz a tal compilação e já tenho umas poucas de ideias para outra!!! Parece-me que me vou viciar nisto. Há poucas coisas melhores que pormos algumas pessoas a ouvir uma selecção de músicas feitas por nós.

Quanto à "Pronúncia do Norte", meu caro, é só ires a http://cotonete.clix.pt/quiosque/artistas/song_home.aspx?id=6242 e logo vês. No entanto, com eu disse, apesar de não ser fácil superar o trauma a música da Cat Power torna-se bastante agradável (mas também não mais que isso).

3 de fevereiro de 2007 às 10:36  
Blogger samgs said...

ora bem... visto existir um óbvio atraso dos demais "comentadores", sr. MDA, esteja à vontade para apresentar a sua compilação.

coloqca o link aqui nos comentários e o nome da compilação. depois eu "posto" os mesmos por questões de visibilidade!

e não te esqueças de apagar as informações das músicas!

5 de fevereiro de 2007 às 16:04  
Blogger Unknown said...

Digamos que nós a partir do grunge andamos a ouvir coisas diferentes. Só reconheci talvez 1/3 das músicas e algumas das que não reconheci, o meu windows media player fez questão de mostrar o nome da banda. Desta vez achei melhor não participar. Mas vou seguindo atentamente a rubrica :)

5 de fevereiro de 2007 às 22:02  
Blogger MDA said...

Porra! Eu bem queria mas esta merda demora uma eternidade a fazer upload!!! Não haverá uma maneira mais rápida de fazer isto?

6 de fevereiro de 2007 às 15:20  
Blogger MDA said...

Finalmente!

A compilação chama-se "before I fall asleep" e foi uma trabalheira para a fazer. Com direito a outtakes e tudo! O link é este: http://download.yousendit.com/B17D511C57167B54 .

6 de fevereiro de 2007 às 17:49  
Blogger samgs said...

fm - também devo confessar que fiz um esforço para fugir ao óbvio, numa tentativa de mostrar o que de novo tem passado pelos meus ouvidos e o que, se calhar, vocês não conheceriam e poderiam vir a gostar. estás à vontade para participar quando quiseres. ah... o objectivo essencial não é "acertar muitos", mas sim, fugindo ao preconceito que muitas vezes um nome acarreta, ouvir uma música e descrever o que esta nos faz sentir, o que lembra... etc... a questão de reconhecer/adivinhar o artista em questão é secundária...

mda - não conheço nenhuma maneira melhor! demora mesmo algum tempo... o meu demorou uma horita. talvez outros programas o façam mais rápido mas só conheço este...

6 de fevereiro de 2007 às 17:51  
Blogger samgs said...

lol... bela coincidência... eu aqui a comentar e tu, finalmente, a apresentares a compilação... vou já colocá-la num post...

6 de fevereiro de 2007 às 17:52  
Blogger samgs said...

ora bem, setlist completa desta primeira compilação:

1 - Cat Power - Remember Me
2 - Micah P. Hinson - Close Your Eyes
3 - Whiskeytown - Desperate Ain't Lonely
4 - American Music Club - I've Been a Mess
5 - Arizona Amp and Alternator - Babu It's Cold Outside
6 - Okkervil River - So Come Back, I Am Waiting
7 - Ryan Adams - Come Pick Me Up
8 - Lambchop - Paperback Bible
9 - Smog - Drinking At The Dam
10 - Isobel Campbell & Mark Lanegam - Ballad of Broken Seas
11 - Magnolia Electric Co. - Almost Was Good Enough

7 de fevereiro de 2007 às 17:59  

Enviar um comentário

<< Home