sábado, outubro 06, 2007

a melhor música de todos os tempos... hoje...


hey jude - beatles

muito já se disse sobre os rapazes. toda a gente os conhece, toda a gente conhece as músicas... aliás, conhecemo-las tão bem que algumas até já devem estar impressas no nosso código genético e vão ser transmitidas aos nossos filhos sem que eles ouçam uma nota que seja e, quando finalmente as ouvirem, vão dizer, sem grande entusiasmo, "olha o paul, o john, o ringo e o george!"

mas a verdade, ou parte da verdade, é que os rapazes são realmente interessantes. e há aqui claramente um ad e um dd (antes-de-dylan e um depois-de-dylan). antes de conhecerem o bob dylan, eram pouco mais do que um grupo de rapazes a fazer músicas simples sobre os difíceis amores da adolescência. depois de contactarem e partilharem umas substâncias ilícitas com o génio-mor, viraram-se para a escrita "séria", instrospectiva e inspirada e para a exploração total das potencialidades de um estúdio na criação de obras de arte! pelo menos é assim que eu vejo a evolução deles, apesar de estar longe de a dominar.

esta música é daquelas que fazem já certamente parte de um inconsciente colectivo. ponham uma criança de 2 anos a ouvir o coda (os da da's) e vejam como, sem medo ou pudor, também ela desata a cantar "da da da dadada da dadada da hey jude"... que maior prova de genialidade podem exigir?

e depois há a letra. aqui simples, mas com momentos extraordinários, como aquele que já é, para mim, um favorito. a vida em 5 linhas apenas:

so let it out and let it in
hey jude, begin, you're waiting for someone to perform with
and don't you know that it's just you
hey jude, you'll do
the movement you need is on your shoulder


é preciso dizer mais?

da da da dadada da dadada da hey jude!

6 Comments:

Blogger Unknown said...

Deixo aqui mais uma sugestão para uma jukebox: o título pode ser "Sing along", consistindo a compilação em músicas que ficam no ouvido, que nos captam a atenção pela melodia, das quais por mais anos que passem sem as ouvirmos ainda hoje sabemos a letra e temos tendência a cantá-las, por exemplo, ao volante.

20 de outubro de 2007 às 17:19  
Blogger samgs said...

até pode ser. mas eu andava também a pensar noutra coisa: compilações de uma dada banda/músico. e passo a explicar: cada um de nós tem coisas que gosta e que os outros não conhecem ou não vêem interesse. quantas vezes já não pensámos "se ouvissem esta música mudavam de ideias"? esta é uma boa oportunidade... uma compilação para convencer alguém (ou todos!) da qualidade do artista x ou da profundidade e versatilidade do trabalho do artista y... que dizem? o mda tinha aqui uma boa hipótese de fazer uma compilação só com o sprigsteen e tinha que levar com uma do bowie... etc etc... ;)

21 de outubro de 2007 às 17:08  
Blogger Unknown said...

Ok. E têm que ser todas as músicas do mesmo autor?

21 de outubro de 2007 às 22:52  
Blogger MDA said...

Perfeito!

22 de outubro de 2007 às 11:13  
Blogger samgs said...

fm: o critério é teu... ou apresentas um músico/banda ou um estilo muito especifico... não sei... e continuo a aceitar compilações temáticas como as que temos vindo a aceitar...

22 de outubro de 2007 às 18:01  
Blogger MDA said...

Depois de uma pré-selecção em que tive que me senti fisicamente mal por excluir algumas músicas, consegui ficar com apenas 43! Agora é só reduzir para bem menos de metade.

Acho que isto não vai ser bom para a minha saúde...

26 de outubro de 2007 às 21:34  

Enviar um comentário

<< Home