sábado, dezembro 29, 2007

street fighting men


the rolling stones, apresentados por samgs

street fighting men

4 Comments:

Blogger MDA said...

01 - É, sem dúvida, uma grande versão, mas continuo a preferir o original. Este é mais maléfico, não tem a inocência do original que me agrada por fazer de contraponto à letra. Mas pronto... Ok, é boa!

02 - Porra... Se estes gajos fossem sempre assim, convenciam-me. Talvez esta compilação me convença definitivamente, Vai no bom caminho.

03 - Influência do Frat Rock, em especial do Sam the Sham and the Pharaohs e Mitch Ryder and the Detroit Wheels. Mas falta-lhe qualquer coisa... Talvez as teclas devessem estar mais para a frente na mistura.

04 - Esta já não me diz grande coisa. Não sei porquê... Depois do bridge, a coisa melhora, Esta precisava de mais guitarra. Eu sei que é preso por ter cão e preso por não ter, mas neste tipo de músicas, o equilíbrio desses dois elementos (guitarra e teclas) é essencial.

05 - Esta música é do caralho! O original é deles? Lembro-me de ouvir isto no DVD que me emprestaste e pensar que já a conhecia... De qualquer das formas, esta é das boas. Encaixava na perfeição numa banda sonora do sanguinário Tarantino.

06 - Xilofone?

07 - Farmer John... I'm in love with your daughter... Eh oh! Mais Frat Rock. Volta a melhorar. É neste tipo de músicas que a voz do Jagger soa melhor.

08 - Influências dos blues na letra, folk/bluegrass na música. O resultado é perfeito. Foda-se... Que música! É mesmo aquele tipo de música a que eu não consigo resistir.

09 - O que é que lhe aconteceu à voz? Quer imitar o Curtis Mayfield ou quê? Esta já me parece um bocado forçada.

10 - O que é isto pá? Parece uma combinação de Dylan e Springsteen... Só me irrita porque a música tinha potencial para ser ainda melhor, talvez sem a transformação em gospel que podería ter dado uma outra música também boa.

11 - Uma das melhores intros da história da música. Concedo isso. E concedo também que é uma música muita boa. Concedo, finalmente, que o trabalho de guitarra é notável. Mas chega de concessões. Se a música fosse minha tinha posto um crescendo na parte "It's just a kiss away" que sempre me pareceu que faltava na música.

12 - Já começas a ser um bocado óbvio, pá! Ainda está para vir a Satisfaction? Não é má, mas já farta...

13 - Aquele riff da intro, soa-me familiar mas não consigo dizer o que é que me faz lembrar. Espera... Já sei! Sweet Home Alabama! Pronto... Agora não consigo abstrair-me da Sweet Home Alabama. Seguinte!

14 - Hmm... Soa-me demasiado a Blues de Chicago que nunca me disseram muito. A jam que entretanto se forma é bastante interessante. Gostava de tentar fazer umas coisinhas assim com os The Wage. Os guitarristas esmeram-se, sim senhor. Já era o Ron Wood, nesta altura?

15 - Estava prestes a dizer que a música é demasiado genérico quando... do nada... aparecem os metais. Não consigo dizer mal de uma música que utilize bem os metais e esta fá-lo.

16 - Ver as notas no número 12.

17 - Pronto! Esta é genérica! Falta-lhe muita coisa. Talvez ao vivo ganhe outra vida mas assim não.

18 - Quando eles se dedicam ao Frat Rock ou a este country/blues, os rapazes safam-se bem. É pena que não o façam mais vezes.

19 - Primeiro, tirem os efeitos à guitarra. Depois, os coros. Talvez ficassem com uma música muito boa.

20 - Isto é recente? Posso estar a dizer uma grande disparate mas soa-me a Rolling Stones a imitar Rolling Stones. Se eu estiver enganado, são apenas os Rolling Stones desinspirados.

21 - Nãããããããããããããããããããããããã... Deixem o soul para quem o sabe fazer.

22 - Com uma letra melhor, seria uma grande música Rock'n'Roll. De qualquer das formas, se nos abstrairmos da letra, é porreira!

23 - Esta é boa. Pronto! Já chegamos a pensar em tocar isto juntos e acho que tinha sido boa ideia. Quando eles se aplicam, conseguem fazer coisas muito boas.

24 - Estes riffs são inconfundíveis. Não podíam ser de mais nenhuma banda. Bom groove! Bom rock'n'roll!

25 - Continuo a dizer que prefiro o original. No entanto, estou disposto a reconhecer que é um cover fantástico. Admito que seria dificil superar o original. Conseguiram reinterpretá-la de forma brilhante.


Basicamente, estes gajos enervam-me porque são capazes do melhor e do pior. Podes-me dizer que essa é a marca dos génios, e terias razão mas nos verdadeiramente génios, até no pior podemos ver genialidade e aqui nem por isso. Pelo que digo, parece que eu não gosto deles mas gosto. Eles têm coisas verdadeiramente espantosas e a tua compilação mostra isso perfeitamente e merecem mais atenção da minha parte que aquela que tenho dispensado. Talvez tenhas conseguido convencer-me definitivamente mas eu já estava meio-convencido. Tinha sido mais dificil com o Bowie! Já agora, onde raio está a minha música preferida dos Stones e que dá título à compilação?

29 de dezembro de 2007 às 18:05  
Blogger samgs said...

a compilação pretendia mostrar outros lados e, consequentemente, outras músicas dos rolling stones. obviamente faltam aqui muitas das melhores músicas deles mas que não escolhi por serem muito conhecidas ou, no caso de duas escolhas que seriam óbvias, porque um dos álbuns que me roubaram na série de assaltos ao meu carro foi um original de um dos melhores álbuns dos stones, o sticky fingers. acabei por colocar a brown sugar e a honky tonk women não sei bem porquê, até porque encaixam no primeiro critério de exclusão... mas pronto.

1 - nada a dizer. stones em ínicio de carreira.

2 - idem

3 - na minha opinião não precisa de nada. adoro o solo!

4 - também não é das minhas preferidas mas é uma boa música e mostra alguma versatilidade.

5 - é deles e é do caralho sim. paint it black!

6 - a letra é genial, pá! viva o machismo!

7 - genial genial genial. fórmula da satisfaction. letra de inspiração dylanesca (a descrição de cenários dos versos)! é do caralho! não queres tocar esta? :)

8 - estes senhores quando queriam (e felizmente quiseram-no algumas vezes) escreviam uma pérolas resgatadas ao folk e ao country. esta é uma delas...

9 - grande linha de baixo! mais uma vez uma letra de qualidade, rica em imagens (ninguém dá crédito ao jagger como liricista).

10 - mais um flirt com a country e a folk. genial sem mais! sem os coros gospel era só mais uma grande música folk! assim é algo mais...

11 - puta de música! a minha preferida deles. tudo é perfeito. tudo soa a apocalipse! as guitarras do keith richards estão geniais... a harmónica... a voz da gaja... é tudo perfeito!

12 - clássico dos stones. nada a dizer. conhecida mas boa.

13 - herege! não conheço muitas músicas mais sexuais do que isto! e quando as guitarras começam a aparecer isto ganha uma força assombrosa. nestes concertos, entre 70 e 72, os stones eram mesmo d'outro mundo!

14 - isto é quase uma ópera blues. guitarras on fire (não era o ron wood era o mick taylor, estávamos em 1970 ainda), mudanças de tempo, jams... o blues devia soar sempre assim! (ou só mais algumas vezes!)

15 - stones típico (sexo, drogas e rock'n'roll) mas uma canção mais deconhecida. e sim, belo uso de metais (como sempre).

16 - ver 12. mas ainda melhor!

17 - genérica é a tua avó! isto é lindo pá!

18 - nada a dizer. isto é lindo... o gram parsons andou metidona droga com o keith richards e deu nisto...

19 - também mostra a diversidade estilistica da banda. e esta melancolia leva-me automaticamente para a fase decadente/genial dos stones. é de um dos melhores álbuns de sempre, com um ambiente único e irrepetivel, alimentado a sexo, drogas e álcool. para mim esta música marca uma época.

20 - sim... stones by numbers... não é recente, é de meados de 70, do mesmo álbum do it's only rock'n'roll, por exemplo. não é má música, resulta ao vivo, mas aqui a produção atrapalha. e a criatividade também já não estava em alta diga-se.

21 - adoro isto. a forma como as guitarras se entrelaçam mesmo tocando coisas diferentes. é uma das minhas músicas preferidas deles. simples, ingénua, longe de genial... mas tão bonitinha :) e as guitarras... dava um braço para tocar como o richards!

22 - música mais recente. final dos anos noventa! serve um propósito: mostrar que apesar de receberem agora criticas tão más têm conseguido criar algumas coisas interessantes. a letra é fraca, a música não inova nada, mas quantas bandas de rock'n'roll no seu auge não davam uma boa maquia para escreverem uma coisinha destas?

23 - genial genial genial genial. tenho pena de não poder por aqui a versão original (bem melhor que esta) mas é do tal álbum que me foi pilhado.

24 - outra genial. mais uma vez não tinha a versão original (só em vinil) e optei por colocar uma versão ao vivo recente. e é mais uma grande música, com um trabalho de guitarras fabuloso (o keith richards é mesmo o melhor guitarrista ritmo que alguma vez ouvi) e aqueles bridges, aquelas passagens de slide tornam esta música ainda mais distinta e genial: uma banda "normal" nunca faria isso...

25 - nada a dizer. prefira-se ou não o original isto é uma música do caraças. uma vez mais o trabalho de guitarras (neste caso os solos do mick taylor) é excepcional...


e pronto. percebo quando dizes que são capazes do melhor e do pior, mas também te digo que até ao ínico dos anos 70 foram sempre muito bons... claro que momentos houve de menor inspiração, mas não há nada que se possa dizer "eh pá, isto não presta". o final dos anos 70 e os anos 80, esses sim, foram profícuos em músicas de treta, principalmente por causa do mick jagger e da sua veia seguidista de tendências.
e acredita que eles têm material para fazer outra compilação tão boa como esta sem usar nenhuma destas músicas nem nenhuma das mais conhecidas... se tiveres hipótese de sacar músicas avulso tens muito para ouvir: let it bleed, dead flowers, sweet black angel, tumbling dice, sway, you gotta move, last time, happy, rocks off, all down the line, moonlight mile, i got the blues... etc... etc...

30 de dezembro de 2007 às 16:23  
Blogger MDA said...

3 - Continuo a achar que as teclas deviam estar mais para a frente (o que é irónico porque é precisamente isso que tu mais criticas no Springsteen!).

5 - Temos que tocar esta merda!

6 - U-ma flor... U-ma pe-que-na flor...

7 - Ok, então tocamos a Paint it Black on novo projecto e esta nos The Wage! Mas vocês também têm que cantar!

13 - Big wheels keep on turnin'...

17 - Genérica, pá! Genérica! Só raramente soam bem as incursões deles pela soul, são boas. Ao vivo resultam definitivamente melhor como o prova o último DVD daquela colecção que me emprestaste mas asim não!

21 - Gostas mesmo disto?!?

3 de janeiro de 2008 às 11:21  
Blogger samgs said...

3 - estás enganado. ponto final.

5 - pode ser!

6 - foda-se. deves ser surdo...

7 - também pode ser!

13 - já pensaste ir a um otorrino? isso está mau...

17 - pfui...

21 - sim. há aqui alguma coisa para não gostar?

3 de janeiro de 2008 às 22:47  

Enviar um comentário

<< Home