terça-feira, fevereiro 06, 2007

invisible jukebox II

5 Comments:

Blogger samgs said...

ora bem... antes de comentar as músicas propriamente ditas, devo dizer que me pareceu (ainda só ouvi uma vez) que a compilação flui muito bem, as músicas encaixam e fazem sentido enquanto um todo. e faz também muito sentido o título. realmente este é um conjunto de músicas que me vejo a ouvir antes de deitar, depois de um dia razoável, daqueles que deixam espaço para pensarmos na vida sem, no entanto, nos sentirmos desesparados pela mesma.

passando agora então aos primeiros comentários sobre as musiquinhas em si:

1 - bruce springsteen - não conheço a música mas a voz é inconfundivel. é mais uma música que aumenta o meu respeito pelo senhor. como sempre disse, acho realmente que o springsteen teve (tem!) momentos geniais, mas outros houve que não suporto - born in the usa. esta música não me parece genial (para mim ele é genial com uma guitarra nas mãos e mais nada a acompanhar, como no tão belo quanto desolador nebraska) mas encaixa bem na minha nova imagem do springsteen enquanto escritor de canções de eleição. não gosto é da produção da música. ou é má ou é dos anos 80, o que, para mim, é quase a mesma coisa! ;)

2 - há vozes que não enganam mesmo! e a deste senhor é tão imponente como o seu corpo... solomon burke pois claro... pelo que conheço do senhor, ou será deste último álbum ou do anterior. isto é mesmo muito bom! estou à espera de comprar estes dois últimos álbuns dele para me apaixonar de vez (dificilmente me apaixono ouvindo só mp3). isto é lindo. ainda havemos de ter uma música destas nos the wage, mesmo que depois não a toquemos...

3 - que dizer? uma das melhores músicas de sempre... nunca vi a mortalidade, a "velhice", o vislumbrar da morte tão bem retrados numa música. uma daquelas músicas que me aconchega, me aquece... não tenho palavras para descrever... e a produção é fantástica. as guitarras que parecem pairar, etéreas, fantasmagóricas... lindo! Ah... é o Dylan claro...

4 - isto soa-me a algo conhecido! mas não consigo identificar o raio da música. à qualquer coisa de radiohead aqui, fase the-bends. é uma música algo claustrofóbica... gosto. quando souber quem são estes gajos devo ir procurar mais coisas deles.

5 - a música é a grande powderfinger. a voz não sei de quem é. perde para o original num conjunto de coisas, para mim essenciais. vejo a versão original do neil young como uma música de desespero, de alguém que, em confronto com uma situação-limite, se vê desamparado, só, incapaz de lutar, e decide espetar um balázio na própria cabeça. é uma música de desespero. e o neil young, com a sua voz frágil, trémula traduz isso muito melhor. já para não falar dos belos solos da versão eléctrica que encaixam que nem uma luva no sentimento geral da canção. já esta versão ganha doçura e melancolia na medida em que perde aquela sensção de "desespero". é uma boa versão (se conhece-se esta primeiro ficava certamente encantado) mas prefiro a original.

6 - grande música do dylan interpretada pelos white stripes. mais uma vez o original diz-me mais, quanto mais não seja sentimentalmente. o álbum desire é um daqueles que já ouço desde os meus 10 anos ou coisa que o valha. é díficil ver nesta versão uma melhoria relativamente à do dylan. mas está bem boa!

7 - não sei de quem é isto. isto soa-me a banda rock'n'roll revivalista! música engraçada, mas é, de todas as que aparecem na compilação, aquela que mais foge à temática e ao sentimento geral. mas é engraçada, também vou ver o que estes tipos fizeram para além disto.

8 - isto é counting crows. música razoável deles. têm melhores! mas esta é boa para adormecer (elogio!).

9 - bonnie prince billy e matt sweeney. grande música. magnifico álbum! podias era ter colocado aqui a "my home is the sea". aliás, vou já ali buscar este álbum para ouvir!

10 - a música é do springsteen. jackson cage. a versão é do john wesley harding, né? boa música. gosto particularmente da letra (como é normal no springsteen). e como gosto de alt-country, alt-folk é óbvio que me sinto em casa aqui.

11 - james taylor, sweet baby james. este gajo sofre de um problema: é demasiado perfeitinho, demasiado doce. não desafina como o neil young, não tem uma voz esquisita como o dylan. é um bom escritor de canções mas algo nele (provavelmente aquilo que disse acima) me impede de ter uma relação mais emocional com a música dele. falta-lhe chama! alma!

12 - dylan, algures nos anos 60. moonshiner. não é um original dele mas assenta-lhe como uma luva. boa canção de inicio de carreira. falta-lhe um pouco do génio (lá esta, nem é dele a música) que polvilhou a sua produção artistica um par de anos (ou meses...) mais tarde e que revolucionou a folk da altura: mr. tambourine man, don't think twice it's all right, a hard rain's a-gonna fall, etc, etc...

13 - primeiro artista português na "invisible jukebox". o poeta boémio por excelência: jorge palma. é um grande gajo, bela música, bela letra - como sempre (mas não me lembro do raio do nome da música!!). melhor que ele só o sérgio godinho!

14 - agora é que me lixaste. sempre defendi que os belle & sebastian eram um bocadinho pão sem sal, mas esta música é muito boa, há que reconhecer. mas o facto de ter reconhecido esta música de um lote de coisas deles que ouvi muito por alto não abona em nada a favor da produção deles: nem sei se me lembro de mais alguma!! e agora veio-me à cabeça a nico a cantar isto! raios, há qualquer coisa de nico nesta voz!! é uma bela música sim senhor, uma bela amaneira de fechar o álbum! melancólica q.b, nunca se arrasta... boa melodia... é bom sim senhor, tenho que reconhecer!

7 de fevereiro de 2007 às 17:55  
Blogger MDA said...

1 - A música chama-se Point Blank e é do álbum do 1980 "The River". Sinceramente, gosto muito da produção deste álbum e não me parece muito 80's como reconheço que é o Born in the USA ou até o Human Touch (apesar de ser de 1992, os dois piores álbuns dele. Enganas-te quando dizes que a música não é genial :) ela é, para mim, uma obra-prima.

2 - A música é "don't give up on me" do álbum com o mesmo nome. O último é o "Nashville", menos soul e mais country mas igualmente bom. Foi uma das melhores descobertas da minha vida.

3 - Exacto!

4 - A música chama-se "Simonize" e é do álbum "musicforthemorningafter" do Pete Yorn. Os segundo e terceiro álbuns dele não me parecem muito bons mas este tem momentos geniais como este.

5 - Esta é, para mim, a melhor música do Young. A versão é dos Cowboy Junkies. Além de querer fugir ao óbvio, escolhi esta versão precisamente por abordar a música de uma forma completamente desesperançada (e não desesperada). De qualquer das formas, não deixas de ter razão no que dizes.

6 - A primeira vez que ouvi a "one more cup of coffee for the road" foi esta versão que me ficou para sempre cravada na memória pela escelente vocalização do Jack White, pelo eco na guitarra e pelo órgão que paira fantasmagoricamente.

7 - Não é banda rock'n'roll revivalista. É banda rock'n'roll original: Sam the Sham and the Pharaohs. A música chama-se Little Red Riding Hood. Estive em dúvida sobre se havia de inclui-la ou não mas acabei por decidir que sim por dois motivos: a letra absolutamente aterrador cantada de forma tão pura e infantil e o facto de a ter ouvido pela primeira vez numa noite antes de adormecer e de ter repetido a música umas 4 ou 5 vezes antes de conseguir passar à próxima.

8 - Também acho que têm músicas bem melhores (chegam a ter momentos geniais) mas inclui esta por ser muito boa (mesmo não sendo genial) e por ser uma música que tenho como referência dentro desta temática.

9 - Não pus a "My home is the sea" por ter rasgos mais violentos e agressivos. Esta encaixa-se melhor na temática. Acho que este Bonnie Prince Billy é incapaz de fazer uma música que seja má.

10 - Dados correctos! Gosto tanto desta música que o meu e-mail tem o nome dela! A versão original é melhor mas não encaixaria tão bem.

11 - O James Taylor tem momentos absolutamente brilhantes (todo o álbum Sweet Baby James é um marco essencial na história da música). Concordo contigo nos pontos fracos dele. Mas é um belíssimo escritor de canções e esta (todo o álbum, aliás) é também uma das músicas que me vêm imediatamente à cabeça quando penso nesta temática.

12 - Esta versão está no álbum "Live at the Gaslight" que é uma das melhores coisas que ouvi nos últimos tempos. Gosto particularmente dela por ser um embrião daquilo que ele viria a fazer mais tarde e pela maneira aconchegadora como ele a canta.

13 - Agora que falas nisso, podia ter posto "A última sessão" do Sérgio Godinho mas esta é uma das melhores músicas de um dos melhores músicos. Pena que ele esteja com o bloqueiro de escritor tramado que só lhe dá músicas medíocres. A música chama-se Yoggi Pijama e estive indeciso entre esta e a Balada de um estranho mas optei pela menos agressiva, menos pesada.

14 - Pois é... A música chama-se "Chalet Lines" e é do perfeito "Fold your hands child, you walk like a peasant".

7 de fevereiro de 2007 às 18:46  
Blogger samgs said...

isto é viciante. já tenho ideias para mais um par de compilações!

vou esperar que o fm ou o ma apareçam! se eles se chegarem à frente e apresentarem uma compilação guardo as minhas para mais tarde, caso contrário, quando este link expirar (7 dias, né?) meto aqui outra minha...

7 de fevereiro de 2007 às 19:07  
Blogger MDA said...

Eu dou por mim a pensar que músicas combinaríam bem com quais e que temas seríam porreiros! Além de ter feito uma logo quando puseste a tua que, entretanto, ficou em stand-by porque preferi por esta que era mais semelhante À tua. Além do mais, ainda bem que não pus a outra porque acabei de descobrir uma banda mesmo muito boa que vai lá encaixar que nem ginjas!

7 de fevereiro de 2007 às 19:25  
Blogger Unknown said...

Eu tenho acompanhado, mas não tenho tido tempo para fazer a minha compilação, porque gostaria que as minhas escolhas fossem bem ponderadas. Mas continuem que eu vou passando e, quando puder, avanço.

8 de fevereiro de 2007 às 13:59  

Enviar um comentário

<< Home