quinta-feira, março 01, 2007

invisible jukebox IV

9 Comments:

Blogger André said...

Olá Samuel, eu até gostava de comentar nessas tuas invisible jukebox. Mas o meu ecletismo musical deixaria a concorrência sem hipóteses... Assim, envio-te somente um abraço. André

1 de março de 2007 às 18:59  
Blogger samgs said...

eu gostava muito que o fizesses. nem que te limitasses ao "gostei/não gostei" :)

um grande abraço, com alguma saudade confesso ;)

1 de março de 2007 às 19:25  
Blogger MDA said...

André, tb fico à espera dos teus comentários.

Sam, boa escolha de fotografia. Aquele senhor tem o diabo na alma!

2 de março de 2007 às 15:19  
Blogger MDA said...

Já agora, aqui fica a setlist completa da Invisible Jukebox II("Before I fall asleep"):

01 - Bruce Springsteen - Point Blank
02 - Solomon Burke - Don't give up on me
03 - Bob Dylan - Not dark yet
04 - Pete Yorn - Simonize
05 - Cowboy Junkies - Powderfinger
06 - White Stripes - One more cup of coffee (Valley bellow)
07 - Sam the Sham and the Pharaohs - Little red riding hood
08 - Counting Crows - Colorblind
09 - Superwolf - Beast for thee
10 - John Wesley Harding - Jackson cage
11 - James Taylor - Sweet baby James
12 - Bob Dylan - Moonshiner
13 - Jorge Palma - Yoggi Pijama
14 - Belle & Sebastian - Challet lines

2 de março de 2007 às 16:52  
Blogger samgs said...

1 - grateful dead - friend of the devil... uma das, supostamente, melhores bandas americanas de todos os tempos... nunca me agarraram... tenho este álbum (o álbum onde aparece esta música) mas é a única coisa que tenho e só terei o que mais encontrar em promoções... mas esta música é muito porreira!

2 - 16 horsepower... estes sim, são grandes... grande banda, sonoridade muito particular... uma das minhas boas descobertas recentes... obrigado forum sons...

3 - arrisco nos soledad brother sem grande certeza... podiamos ser quase nós... uma bocadinho longa demais para ter impacto total mas é um blues a rasgar muito porreiro... como eles tão bem sabem fazer (isto se não estiver enganado...)... o que ouvi deles gostei bastante, ams por alguma razão acabei por não explorar muito mais para além de um primeiro álbum que saquei... se isto forem mesmo eles, irei voltar à pesquisa...

4 - este é o senhor robert johnson... facilmente reconhecivel pelo estilo guitarristico e vocal... um dos grandes nomes do blues. não é a minha música preferida dele... nao sei qual é, mas nao é esta...

5 - não reconheço este senhor... mas isto é muito bom... melhor surpresa até agora! gosto muito da voz, do facto de ser a capella... é muito boa esta música! quem é o senhor?

6 - também não conheço isto... estou a ver que lhe andas a dar na música negra... isto é demasiado gospel para me agradar muito... é agradável, mas está longe de ter o impacto da música anterior, por exemplo... sempre gostei de algum grão e calo na voz... estas não têm nada disso!

7 - este é o génio bonnie "prince" billy... talvez numa das encarnações anteriores... como os palace ou assim... longe de ser a melhor música dele é, claro está, agradável... gosto das desafinações :)

8 - é o skip james né? genial esta música... até a qualidade (ou falta dela) da gravação dá um carácter algo fantasmagórico a esta música... só não gosto da inflexão vocal que ele faz ali numa parte ou outra... enfim...

9 - não sei quem seja e também não me diz grande coisa a música... muito "twang twang" para o meu gosto... falta-lhe alma! gosto do solo de guitarra... simples e eficaz...

10 - esta é boa! esta sim tem qualquer coisa que a anterior não tinha... isto é do von ronk, né? o gajo, 'tou a ver, até que não era mau, não senhor... esta é uma bela música... não conheço grande coisa dele... aliás, conheço muito pouco e tive a sorte do mediaplayer me reconhecer esta música... :)

11 - bruce springsteen, state trooper, nebraska... o melhor álbum do senhor... é um grande álbum... um daqueles que, por alguma razão, me dá uma vontade enorme de ir até aos eua, pegar num carro e fazer uma viagem à kerouac (mas sem a parte das boleias...) pela imensidão daquele pais... um dia hei-de fazer isso... e levo este álbum...

12 - black rebel motorcycle club... howl... grande álbum este. melhor do que qualquer coisa que eles alguma vez tinham feito até à data! cada vez que o vejo à venda penso: não te levo hoje mas levo-te para a próxima. também não é esta a minha música preferida do álbum... mas é muito boa... muito boa mesmo... (isto hoje está dificil dizer mais do que isto... vou no meu 3º dia de trabalho seguido!! :) )

13 - reverend horton heat... pó caralho com este delay... estraga-me a música toda! a música é engraçada... sem nunca ter uma centelha de genialidade até apetece abanar a anca... ou a cabeça... ou o que estiver à mão... mas não gosto nada do delay! antes um outro gajo a fazer coros! bah!

14 - passei minuto e meio a pensar que não conhecia isto... depois entra a voz da senhora e arrisco que isto são os blanche... uma das tuas coqueluches... estou certo? continuam a não me fazer grande mossa. são porreiros e tal mas sinto uma grande falta de alma... de génio... não sei... se calhar são demasiado perfeitinhos e eu gosto de alguma desafinação... acho que muitas vezes, quando se canta sobre desespero, medo e sensações deste espectro, a imperfeição, a desafinação vêm acrescentar algo às músicas... e acho que isto falha neles... soa tudo demasiado bem para soar autêntico... não sei... reconheço qualidades inegáveis, gosto, era gajo para comprar um álbum etc etc, mas falta aqui qualquer coisa que mexa realmente comigo...

e pronto, isto hoje foi algo complicado pelo cansaço existente por aqui... esta fase de adaptaçao a novos horários (já para não falar de tarefas, funções e responsabilidades...) é uma treta... :) ... parece-me que sacrificaste um pouco a qualidade geral da compilação em nome da consistência... ou seja, procuraste músicas que falassem sobre o diabo (acho até que todas têm o devil no nome, não?) mesmo quando estas não eram as melhores músicas de dado músico/banda... o que é legitimo! e a compilação está boa, atenção... um ou dois temos realmente não me agarraram mas todos os outros são realmente bons temas... simplesmente há aquela sensaçao: isto é bom, este gajo é bom, mas já fez um pouco melhor...

;)

8 de março de 2007 às 23:49  
Blogger MDA said...

Epá, este post já está bem escondidinho!...

Então aqui vai:

01 - Grateful Dead - Friend of the devil. Tem piada, também são uma banda que nunca percebi a razão de tanta coisa em volta deles. Também não me agradam por aí além a não ser nesta música que acho mesmo muito boa.

02 - 16 Horsepower - Haw. Uma das músicas deles que mais me tocam. Estes gajos tinham uma intensidade filha da puta!

03 - É isso mesmo! Soledad Brothers a fazer um cover da Up Jumped the Devil do Robert Johnson. Estes gajos são um bocado inconstantes. Apesar de serem bastante diferentes fazem-me lembrar Jon Spencer no sentido que têm coisas mesmo muito boas e coisas muito más. Se calhar foi por isso que desististe de os explorar mas insiste que vale a pena!

04 - Robert Johnson - Crossroad blues, a música em conta como vendeu a alma ao diabo. Por muito "hype" que haja em volta dele nos meios mais "bluesescos" nunca lhe será dada a importância devida. Um dos maiores génios de sempre!

05 - Ralph Stanley - O Death. Não conheço mais nada dele e acho que não quero conhecer. Tenho algum medo de me decepcionar. Quando ouvi isto pela primeira vez fiquei pregado ao chão, imóvel.

06 - Alison Krauss - Didn't leave nobody but the baby. Esta é, de facto, mais limpa que a anterior. A mim soa-me assustadora mas compreendo perfeitamente essa questão da voz.

07 - The Palace Brothers - Idle hands are the devil's playthings. Quando ouvi isto pela primeira vez pensei: "Mas este gajo não sabe cantar?!?" Depois fiquei com o CD arrumado durante largos tempos. Quando voltei a pegar nele fiquei um bocado envergonhado... Como é que eu pude pensar que esta gajo não sabe cantar? Enfim, vai-se aprendendo à medida que se vai vivendo, certo?

08 - Skip James - Devil got my woman. O rei das baladas depressivas! Com esta voz, pouco mais podería fazer! Prefiro a Hard Times Killing Floor Blues mas esta encaixava-se melhor na compilação.

09 - Hank Williams III - Blue devil. Calculei que fosse demasiado country para ti... :) Mas presta atenção À música, olha que ela é boa. E ele tem umas coisas melhores embora eu tenha um concerto dele em que a primeira parte é assim deste género e a segunda é barulhenta até À quinta casa com distorções malucas e afins...

10 - Dave Van Ronk - Poor Lazarus. É... esta é uma boa versão desta música. Tenho algumas versões mais obscuras que ando a ouvir ultimamente que o Alan Lomax recolheu nas entranhas dos EUA mas optei por esta que, apesar de ser mais comerciável (quanto mais n seja pela qualidade de som), também é uma boa versão.

11 - Bruce Springsteen - State Trooper. Esta música não tem a palavra "devil" uma única vez mas sempre me pareceu ser a encarnação do diabo, a materialização do diabo em forma de música. Uma das melhores de sempre... sem dúvida!

12 - Black Rebel Motorcycle Club - Devil's waitin'. Também me parece que é a melhor coisa que eles já fizeram e não sei se conseguirão fazer outro tão bom. Também nunca o comprei para mim, o máximo que fiz foi comprá-lo para dar ao meu irmão.

13 - Reverend Orton Heat - The devil's chasing me. Não me faz muita impressão o delay. Não é uma música genial mas quis pôr qualquer coisa que aliviasse o ambiente e um rockabilly parece-me sempre bem. Em alternativa tinha pensado por a Frankie Teardrop dos Suicide mas isso não aliviaria muito o ambiente, pois não?

14 - Blanche - Someday / Running with the devil. São duas música em uma. A última é um cover dos... hmmm... dos... Não tenho coragem de dizer, quem quiser que procure no google! :) Quanto a não gostares muito deles, tu ainda és um puto novo, isso passa-te! :)

Quanto à compilação, realmente, optei por ter mais consistência no tema apesar de nem todas as músicas ter Devil no nome!! E evitei a Simpathy for the devil por ser muito óbvia e coisas como Devil with the blue dress on, ou You're the devil in disguise que não faríam muito sentido. MAs concedo que não é uma compilação muito inspirada, aliás, esta foi a primeira que fiz só que ficou à espera até agora porque entretanto decidi dar-te primeiro a outra.

Já agora, ninguém comenta isto? Cambada de preguiçosos!

9 de março de 2007 às 11:46  
Blogger MDA said...

Olha lá, não seria amais interessante se isto fosse ligeiramente diferente? Alguém dava um título para a compilação e os outros faziam-na a partir daí e depois comparava-se, discutia-se e tal.

9 de março de 2007 às 14:13  
Blogger samgs said...

isso era uma boa ideia. mas fazer isso em alternativa a esta ou fazer as duas coisas? alternando?

9 de março de 2007 às 18:09  
Blogger MDA said...

Epá, sei lá! Eu só mando o bitaite para o ar!

9 de março de 2007 às 23:36  

Enviar um comentário

<< Home