segunda-feira, maio 21, 2007

van morrison



não tenho palavras para descrever como me tenho sentido ultimamente... como já não me sentia há muito tempo: aquela sensação de descobrir uma música, "um artista", uma banda ou um álbum, capaz de nos tocar tão profundamente que parece que o tempo para ou se cruza com outros tempos e outros momentos. e, neste caso, o prazer da descoberta é ampliado pelo facto de só agora ter acontecido: tal como muitos outros génios (e falo mesmo de génios mesmo...) da geração de finais de anos 60, inícios da de 70, este senhor estava aqui ao meu lado... sempre esteve e só agora o descobri realmente. é verdade que já tinha ficado maravilhado pela interpretação da caravan na última valsa dos the band mas, por uma razão ou outra, nunca fui para além disso... e claro que também conhecia a bonita brown eyed girl... mas isto é outra coisa... isto é espiritual... é uma experiência religiosa! o senhor canta como poucos e não falo de técnica... falo de alma, de paixão! mistura jazz, folk, soul e sei lá mais o quê e o resultado é absolutamente brilhante.

isto é um homem apaixonado, alucinado, em constante enamoramento pelo que o rodeia... a iluminar os recônditos mais escuros da alma humana... foda-se... quantas vezes não dei por mim, nos últimos tempos, a ouvir, auscultadores nos ouvidos, olhos fechados na escuridão, as palavras deste senhor? e a experiência acaba sempre da mesma maneira: lágrimas nos olhos... uma estranha mistura de tristeza, alegria, nostalgia, medo e sei lá mais o quê... eu não sei mais o que dizer...

comprem o astral weeks, o moondance e o his band and the street choir de uma assentada, como eu fiz, e ouçam... ouçam mesmo que isto é bem capaz de vos alterar a vida... nem que seja só nos poucos minutos de cada canção...

não sei se só esta fase do trabalho do senhor foi abençoada pelo génio, conheço muito pouco do resto do trabalho dele (tirando a brown eyed girl e algumas gravações desse período e algumas outras coisas dele com os them), mas que estes três álbuns são obrigatórios, são absolutamente imprescindiveis, disso não duvido mesmo nada!

ouçam... por favor... e vejam que não estou louco...


cyprus avenue


street choir


sweet thing


and it stoned me


caravan (com os the band)

1 Comments:

Blogger MDA said...

É capaz de ser o gajo que está há mais tempo na lista "a descobrir". Se eu já tivesse encontrado algum DVD, talvez já o tivesse feito mas assim vou adiando permanentemente. É claro que, depois disto, vou já procurar coisas dele.

22 de maio de 2007 às 10:42  

Enviar um comentário

<< Home