domingo, junho 24, 2007

dj por uma noite - jukebox II

10 Comments:

Blogger MDA said...

Ok... Comentários gerais no final...

01 - Esta música irrita-me profundamente. Era utilizada num anúncio qualquer durante, creio que, a duração completa. A partr daí entrou para a categoria de coisas que me irritam o escalpe. Mas mesmo fazendo um esforço de abstração, a música não é nada de especial. Creio que servia para começar a chamar pessoal para a pista de dança.

02 - Já me agrada mais mas não é lá muito dançável. Talvez demasiado lo-fi para uma pista de dança.

03 - Começa a aquecer... A música é antiga mas faz sentido numa compilação deste género. Ainda não punha as pessoas na loucura mas vai nesse caminho!

04 - A voz não engana, é Doors, mas soa-me um bocado a cliché soul. De qualquer das formas, no contexto desta compilação é cpaz de resultar bem. Mas, porra, está a demorar a amalucares a coisa...

05 - Ficava melhor sem a dos Doors entre esta e a dos Stones mas até ver, esta é a que mais se adequa àquilo que eu tinha em mente. Estes gajos têm coisas porreiras.

06 - Isto é Sonics, certo? Agora começo a ver uma marca comum, oldies but goodies. Ainda assim, ainda que conceda que esta me punha a dançar à maluca, duvido que fosse acompanhado por mais alguém.

07 - Era capaz de resultar num sítio muito underground (no sentido estilístico e no sentido arquitectónico). A música agrada-me e começo a ficar com pena de não poder ir ver estes senhores a Paredes de Coura.

08 - Mais uma que me parece sofrer do mesmo mal que a maior parte das anteriores. Até são boas músicas mas não são muito dançáveis, não me parece que fizessem grande sucesso numa pista de dança mesmo para um público que até as apreciasse.

09 - Esta, por exemplo, é uma boa música para contrariar o que acabei de dizer. Não a conhecia mas dá logo vontade de mexer o corpo. Tens que me dizer qual é a banda e álbum para eu ver se gosto. Até agora, a melhor!

10 - Brece interregno com a música anterior e voltamos às músicas boas mas que, pelo menos a mim, não me chamariam para uma pista de dança.

11 - Ok, um headbanger pleaser... Tema interessante ainda que sem grande criatividade mas que funcionaria bem numa pista de dança. É do novo deles?

12 - Não te sabia apreciador deste senhores. Tiveram tanto hype que nem lhes dei uma oportunidade. Pela amostra não me arrependo. Se eu ouvisse esta compilação sem saber que é tua, creio que nunca era capaz de te atribuir autoria.

13 - Gostas mesmo disto? E de Muse? :)

14 - Porra pá, mais uma música boa mas que não me parece encaixar bem no espírito da compilação. Isto é de quem?

15 - Paradinha... Mortiça...

16 - Na penúltima já compreendo que uses uma mais calminha. A música em que toda a gente se vai embora. Serve optimamente para o efeito! E é uma bela música.

17 - Sabes que não sou grande apreciador mas acho que esta é a música que mais sentido faz nesta tua compilação. Depois da 16 em que toda a gente vai para casa, esta é ideal para ser ouvida pelas últimas duas pessoas que se dexaram ficar para trás a falar de passados mais ou menos felizes e futuros incertos para mais tarde poderem dizer "Lembras-te daquela noite em que ficámos só nós enquanto passavam aquela música do David Bowie?"

Pá, desculpa lá os comentários tão negativos (talvez seja um efeito secundário da minha anestesia) mas não me parece que fosse gostar muito de uma noite com este set. Quer dizer, se fosse num barzinho, lugares sentados e paleio à mistura, aí a conversa sería outra e esta sería uma escolha de músicas muito boa. O problema é que eu estava à espera de ouvir um set mais direccionado a uma discoteca, uma coisa mais dançável.

Já agora, faço upload da minha para a semana que preciso de uma música que não encontro na net e só a tenho num CD em Torres Vedras.

Um abraço!

30 de junho de 2007 às 11:44  
Blogger samgs said...

pá... se eu não quisesse ser criticado não colocava aqui compilação nehuma! :) agora a questão está naquilo que é para mim música porreira para ouvir numa discoteca... como sabes, eu não danço... se gosto bato o pé e pouco mais... e foi esse o critério para escolher estas músicas: músicas para bater o pé e abanar um bocadinho a cabeça.

e é obvio que este set nunca funcionaria numa discoteca normal, mas também nunca me passou pela cabeça que funcionasse nem era essa a minha preocupação. eu, com este set, divertia-me a mim e divertia quem tem gostos semelhantes. nada mais do que isso.

por outro lado, muitas músicas há que podia ter colocado aqui, dos mesmos músicos/bandas, que levariam ao rubro qualquer bar/discoteca, mas fiz também um esforço para não colocar uma única música que alguma vez tivesse ouvido numa discoteca. daí o seguinte: se a satisfaction dos stones passa regularmente, vamos então colocar uma que me diga mais e que tenha um potencial semelhante... o mesmo para os doors, os queens of the stone age ou os stooges.

por último, discordo de ti noutro aspecto: se formos a ver, muitas músicas que são um "sucesso" nas discotecas - e atenção que falo de discotecas no sentido noites longas ou buraco negro, porque as outras não têm nada a ver com aquilo que eu ou tu ouvimos - nem têm um potencial dançável assim tão grande - basta recordar as habituais passagens pelo grunge com a alive dos pearl jam ou a plush dos stone temple pilots.

por último, tenho que dizer que havia uma sequência lógica para o alinhamento: começava por chamar o pessoal, seguia com os clássicos, passava pelas coisas mais recentes e pesadas, depois acalmava um pouco com coisas mais indie e terminava com um par de coisas realmente calmas. ora eu, inicialmente, tinha escolhido mais de 20 músicas... por diversas razões, em que assumiu destaque a duração do set, que pretendia que fosse de 1 hora, fui pondo algumas de lado e desiquilibrei estas passagens: a fase indie, por exemplo, só tem uma música...

mas pronto, vamos lá:

1 - (loaded - primal scream) isto realmente era a música para chamar o pessoal para a pista. a música de entrada. não tem letra mas tem um bom ritmo e é dançável, bolas. e é porreira. não há anúncio televisivo que a estrague :)

2 - (helter skelter - beatles) primeiro clássico. realmente não é necessariamente dançável mas soa bem e eu gostava de ouvir coisas destas num bar. e é cruazinha como gosto!! e os finais que afinal não são finais seriam engraçados numa discoteca! e fazermos uma coverzinha disto, hein?

3 - (jumpin' jack flash - roling stones) foda-se esta é dançável e "saltavél" e "gritável" e o camandro! melhor riff de todos os tempos... e está bem menos estafada do que a satisfaction!!

4 - (the changelling - the doors) não acho que seja cliché soul... e se o é, também será sempre uma lufada de ar fresco no percurso dos doors. este la woman é um álbum do caraças: não consigo ouvi-lo sem me sentir dominado por uma alegria e uma energia contagiante. acho que resultava minimamente. e é um grito de revolta contra o uso do mesmo par de músicas dos doors em todos os contextos e que todos gostam: a light my fire e a roadhouse blues... os tipos eram muito mais do que isso!

5 - (1969 - stooges) nada a dizer. funcionava de certeza. música do caraças. banda do caraças. tenho algumas dúvidas se esta música já não terá passado por um buraco negro ou noites longas. é a minha única dúvida desse tipo nesta compilação...

6 - (psycho - the sonics) foda-se só um morto não dançava isto... acho que estás a ver mal a coisa: o pessoal no noites longas dança clássicos de soul... não dançava isto? dava um tiro na cabeça se passasse isto e o pessoal não abanasse a cabeça e a perna no minimo... claro que se for um grupo de pessoas que só dance o que está predefinido, o que conhece, não resultava... mas bolas, esta música é realmente dançável. muito mais do que 50% da música que passa normalmente...

7 - (motown blood - mando diao) idem aspas... isto era para dançar! ponto final... em que é que aquela música dos jet que passa em todo o lado é melhor do que isto?

8 - ( if you can want - the dirtbombs) outra! estes gajos são os maiores (ou quase)... eu se calhar sou anormal porque, pelos vistos, não danço o que era suposto dançar... mas isto dançava... não consigo deixar de bater o pé ao ritmo da guitarra nos versos!

9 - (get it! - reigning sound) ah... esta dançavas! pfui ;) é do álbum "too much guitar" se bem me lembro...

10 - (don't you think you wanna - sleater kinney) início da fase punk... e final também... não havia tempo para mais... tão dançável quanto qualquer outra música punk há excepção da estafadissima shoul i stay or should i go...

11 - (ode to clarissa - queens of the stone age) não é de nenhum álbum. nunca foi editada oficialmente. marca o ínicio da fase mais pesada e contemporânea. é uma bela música. e tem um ritmo contagiante... como muitas músicas deles, diga-se.

12 - (wolf like me - tv on the radio) estes gajos são bons pá. o hype é merecido. dentro de um estilo pesado é do mais dançável que há! digo eu...

13 - (one armed scissor - at the drive in) se me disseres o que os muse têm a ver com isto eu respondo à pergunta (e respondo não, claro!). onde os muse são épicos e com a mania que são complexos estes gajos são crus, agressivos e mantêm uma estética punk. não tem nada a ver uma coisa com a outra. são uma belissima banda com coisas muito porreiras. pena que já tenham desaparecido. se em vez das metaladas habituais passassem isto eu ficava realmente muito, muito contente...

14 - (cut your hair - pavement) este seria o inicio de uma fase mais leve... a tal fase indie/rock-alternativo-dos-anos-90-exceptuando-grunge. contava passar isto, rem, blur, radiohead e coisas semelhantes... só houve espaço, no final, para esta... esta seria a penúltima fase e como tal seria já um acalmar dos espiritos e dos corpos...

15 - (i wanna make it wit chu - desert sesions) primeira música da fase final. no final de uma noite longa já não apetece dançar que nem um possuido, por isso estas músicas... vai-se buscar um último copo, dança-se devagarinho, olha-se em volta, guardamos imagens para mais tarde recordar e começamos a pensar em ir embora, não porque a música seja má, mas porque o corpo está cansado e, lá fora, o sol já nasce. é tempo de partilhar umas últimas palavras e descansar...

16 - (hot one - shudder to think) acho piada que gostes desta música. é da banda sonora de um filme que retrata a cena glam dos anos 70... sim aquela cena na qual se destacou o bowie. não vale a pena dizer que esta música é claramente bowiana, pois não? ;) e sim, a ideia é semelhante à da anterior...

17 - (satellite of love - lou reed) lá está... esta é a música que fica a tocar quando saimos da porta e já está de dia... é a música que fica na nossa cabeça e que, uns tempos mais tarde, vamos associar aquela noite... e que bela imagem que ficará... isto, para mim, é nostalgia pura. acredito que seja só para mim, porque realmente é uma daquelas músicas com um marcador temporal muito bem definido... é, para mim, o final ideal para uma noite em que estaria, sempre, bem acompanhado por pessoas importantes... e a imagem é um pouco essa que deixas também... o pessoal que fica a conversar com esta música ao fundo, sobre a vida, os amores e os desamores, o passado e o futuro e sei lá mais o quê... mas não é do bowie... é do lou reed, apesar de ser o bowie a fazer as segundas vozes...

e pronto... percebo o teu ponto de vista em muitas coisas mas, ainda assim, acredito que este set (completo! acrescentaria sempre o que acabei por exluir e que tirou sequencialidade ou coerência a alguns momentos do alinhamento) agradaria a quem tenha gostos semelhantes aos meus. ao público geral talvez não mas, ainda assim, acredito que estas musicas, espalhadas avulso por um set "normal" resultariam... digo eu!

30 de junho de 2007 às 16:29  
Blogger MDA said...

Afinal consegui arranjar a música de que precisava. Aqui vai o link:

http://www.yousendit.com/download/bWJxSkhjNDI4aU0wTVE9PQ

Um abraço!

30 de junho de 2007 às 16:32  
Blogger MDA said...

1- Nããããã... É mesmo chatinha...

2 - Nunca na minha vida me passou pela cabeça que isto fosse dos Beatles. Parece que tenho de aprofundar as minhas incursões pela obra deles.

3 - Melhor riff de todos os tempos, não sei. É certamente um bom exemplo de uma boa música muito conhecida.

4 - Nããããã... Não lhe consigo encontrar alma. E estes gajos, embora lhes reconheça algum mérito, sempre me irritaram. Não consigo entender a cena drogado coitadinho do Morrison (e do Cobain). Foda-se, se querem ser drogados, façam-no à homem, como o Hendrix!

...

6 - Mais uma vez... duvido. Eu certamente dançava esta merda à maluca mas duvido que fosse mais que um flash do tipo "qué-esta-merda?" na cabeça da maior parte das pessoas.

7 - Ok... É uma boa música e é dançável.

...

13 - Vai-te lixar, por muito que o trabalho dos At the drive-in seja radicalmente diferente dos Muse (pelo que conheço, sei que é), esta é fotocópia da treta de músicas que os Muse fazem. Há aqui qualquer coisa que me obriga a passar à música seguinte.

...

Bom, a questão é que, claramente, a tua compilação é feita de grandes músicas que funcionam bem (a primeira é que é feia!) e que seríam ideais para ouvir num pequeno bar à conversa com outras pessoas capazes de apreciar a música. Daquele tipo de conversas em que toda a gente se cala ao mesmo tempo durante 3 segundos só para ouvir "aquela" parte da música. Claramente, exagerei, na negatividade mas estava à espera de outro tipo de compilação.

Por esta ordem de pensamentos, suponho que também não vais achar grande piada À minha. Eu tentei pôr mais músicas conhecidas e que não fizessem com que eu fosse despedido. Ou seja, tentei, basicamente, fazer uma compilação de boas coisas que se ouvem muito com algumas raridades à mistura.

30 de junho de 2007 às 18:24  
Blogger Cátia Oliveira said...

Bolas!!! Era suposto ter feito o comentário primeiro ;)... muito sinceramente, devíamos alugar uma boa cave para nos proporcionares alguns momentos de qualidade, tão raros nos dias de hoje!

DJ???...naaa..."Burn down the disco, Hang the blessed DJ,
Because the music that they constantly play
IT SAYS NOTHING TO ME ABOUT MY LIFE
Hang the blessed DJ"

1 de julho de 2007 às 21:02  
Blogger samgs said...

cátia: é quando quiserem! se depois alguém não dançar a culpa não é minha ;)

mda: comentários lá para 4ª...

3 de julho de 2007 às 00:56  
Blogger MDA said...

De que semana?

7 de julho de 2007 às 17:38  
Blogger samgs said...

parece-me que aquilo que é para ti música dançável não difere muito daquilo que para mim é música dançável: temos tendência a ir para coisas a fugir para o garage rock e o rock'n'roll com pequenas diferenças. a maior parte das bandas e músicas que aqui colocas-te já as conhecia (e bem) por isso nem há muito para dizer em muitas delas, mas vamos lá:

1 - boa intro. funcionava bem também, como intro para um concerto..

2 - cada vez que ouço estes gajos questiono-me: porque é que não saco mais uns álbuns e exploro melhor o trabalho dos rapazes. isto é muito bom.

3 - o% inovação... 100% divertimento... nada a dizer.

4 - uma das muitas boas músicas dos white stripes. ainda bem que fugiste à seven nation army ;)

5 - grandes. este senhor é (quase) o maior no que ao rock'n'roll diz respeito. aquela frase descendente antes dos refrões é uma maravilha... é tudo o que um sideman como eu pretende contribuir para uma música ;) estes senhores ao vivo devem ser uma pérola, mesmo nos momentos em que, em disco, são meramente razoáveis.

6 - nice. simples e directa. como tanto gosto.

7 - talvez a menos dançável até agora.... mas uma boa música. gosto muito do riff e do solo. nunca explorei o trabalho desta rapaziada também... tenho que o fazer um dia destes.

8 - não vou à bola com estes gajos. é açucar a mais para mim. esta é a menos má das músicas deles e admito que resultava perfeitamente numa discoteca. eu até dançava, mas contrafeito... ;) não gosto mesmo deles...

9 - idem aspas... a melhor coisa desta música é o saxofone. não gosto também, mas também acredito que resultasse na perfeição... eu é que sou esquisito.

10 - a menos má desta fase a roçar o pop. não me encanta mas é engraçada. também nunca tinho ouvido nada destes tipos. parece-me um bocado colado a tanta coisa que para ai anda agora, mas até tem piada...

11 - durante muito tempo não achei a mais pequena piada a estes gajos. recentemente comprei os três álbuns deles em promoção e mudei de opinião: o primeiro e o último álbum deles são bons. e esta música é muito porreira. eu escolheria uma do último álbum cujo nome não me recordo agora... mas isto é bom. e os rapazes têm estilo. isto de serem filhinhos de modelos e coisas do género dá nisto.... :)

12 - apesar de terem o josh homme não acho grande piada a isto. parece-me demasiado virado ao divertimento e à piadola para eu levar a sério. mais uma vez funcionava numa discoteca mas em casa tenho algumas dúvidas...

13 - os grandes. fui a um concerto recentemente deles e eles são realmente bons. aquele concerto é tudo o quero conseugir da música... não quero estádios nem coliseus... quero espaços pequenos, suor e o caraças... e esta é a minha música preferida do álbum e uma daquelas que me faz pensar: porque é que não me lmebrei de escrever isto...

14 - acho que nunca tinha ouvido estes tipos. é engraçada a música. eles são sempre assim? imagino o pessoal na disco a cantar o refrão... turaluralai, turaluralali...

15 - rock'n'roll!!! lá está... o tipo de música que também eu definiria como perfeito para uma noite numa discoteca ou num bar... grade música, grande banda. é isto que eu quero para nós!

16 - o clássico. nada de especial a dizer.

17 - idem aspas. grande música! grande banda!

18 - também nunca tinha ouvido isto e é muito bom... mesmo bom... também são sempre assim?

19 - nunca dei atenção a estes gajos. mas vou ter que dar, nem tanto por esta música, mas por outras que, curiosamente, ouvi ontem na fnac (estavam a passar um álbum deles...). esta música é porreira mas, pelos vistos, têm outras mulheres... a miúda faz-me sempre lembrar a grande pj harvey...

20 - a música da despedida. muito bem escolhida. muito bonita e com aquele toque de nostalgia que nos obriga a ficar a pensar na vida, no passado e no futuro...

caraças... já acabou? onde está o springsteen? :)

pronto... os comentários são pobrezinhos mas também não há muito para comentar: tirando aquele par de coisas mais pop lá pelo meio tudo o resto, com poucas excepções, são coisas que me agradam muito e sobre as quais pouco tenho a dizer a não ser que, realmente, são muito boas. e o facto de ter acabado de jogar futebol agora e estar cheio de dores de costas também não ajuda...

8 de julho de 2007 às 21:07  
Blogger MDA said...

01 - Soledad Brothers - What Hath God Wraught. Curiosamente, não é a música de abertura do álbum em que está mas sempre me soou a isso.

02 - Soledad Brothers - Cadillac Hips. Devias fazê-lo. Mesmo! O trabalho deles não é muito homogéneo mas têm coisas muito boas particularmente nos primeiros trabalhos.

03 - Wolfmother - Woman. Exacto. Estive para não a pôr porque já a incluiste numa compilação tua mas achei que ficava aqui bem.

04 - The White Stripes - Girl, you have no faith in medicine. Uma das melhores coisas que este duo já fez. Sabes bem que nunca incluiria a 7NA!

05 - Jon Spencer Blues Explosion - Sweet 'n' Sour. Exacto! Mas, mais do que isso, uma música com um groove filho da puta! Quem não se mexe ao som disto, não pode estar vivo. E aquele bridge antes do solo... Perfeito.

06 - Nine Pound Hammer - Long gonne daddy. Exacto! In your face! Um bocadinho de rock 'n' roll, um bocadinho de rockabilly, um bocadinho de punk. Mistura incendiária.

07 - Reverend Horton Heat - Big red rocket of love. Continuamos no rockabilly. Achas mesmo que é a menos dançável?? Não te imaginas a dançar esta merda com a Uma Thurman em cima de uma mesa de um barzeco?

08 - Kaiser Chiefs - I predict a riot. Começa a secção mais comercial. Não gostas mas devias gostar. É daquelas bandas que não interessam muito, o segundo trabalhon deles, por exemplo, acho que é uma bela merda mas fizeram um belo trabalho com o primeiro que vai ficar durante muito tempo acessivel no meu carro para aqueles dias "I feel good".

09 - Electric Six - Danger! (High voltage!) Tínha que meter uma banda "one hit wonder". E esta música é bem agradável para abanar o capacete.

10 - The Fratellis - Country boys and city girls. Pá, para mim, esta banda tem aquilo que tanta gente atribui aos Artic Monkeys mas onde o Artic Monkeys escorrem azeite pseudo, estes soam-me mais genuínos. Não são uma grande banda mas estão arquivados ao lado dos Kaiser Chiefs.

11 - The Strokes - New York City Cops. Quando saiu o primeiro álbum destes gajos, ouvi-o até à exaustão. Depois saiu o segundo e fiquei tão decepcionado que nunca mais quis saber deles. Mas o Is this it? continua a ser um grande álbum. Quer dizer que tocaste a Last night a contragosto durante todo aquele tempo?

12 - Eagles of Death Metal - I want you so hard (boy's bad news). Pá, como é que possível? Eles têm músicas fantástivcas. E tem uma coisa que me faz gostar deles, conseguem simultaneamente ser e não ser pop. Já agora, deixa-me acrescentar que deram um concerto fantástico em PdC. É para dançar!

13 - Wraygunn - Love letters from a muthafucka. Directa. Rock 'n' roll para o mosh. O sr. Paulo Furtado é que podia fazer um esforçozito para ter uma pronúncia melhor.

14 - Dropkick Murphy's - Captain Kelly's Kitchen. Pá, musicalmente, esta música representa bem o estilo punk com influências folk e célticas deles. Só se estragam um bocado quando começam com mensagens mais políticas. De resto, é fun for all!

15 - Bloody Hollies - Gasoline. Pá, mesmo que não houvesse mais nada, podia agradecer-te até ao fim da vida por me teres apresentado estes gajos e os 16 Horsepower. Foda-se! Realmente, é rock 'n' roll mesmo como deve ser feito.

16 - The Trashmen - Surfin' bird. Depois do novo garage, um bocadinho do velho garage com uma música que me faz sempre dançar e, não sei bem porquê, simbolizou, num sonho que eu tive, todos os meus desejos e aspirações n que diz respeito à música.

17 - MC5 - Kick out the jams. É verdade que que estes gajos têm mais músicas boas mas esta é tão perfeita que é dificil fugir dela. Nenhuma discoteca decente devia acabar uma noite sem passar esta música.

18 - Go - Get you off. Do que eu tenho deles (Watcha doin'), são muito heterogéneos. Têm coisas assim, coisas mais calminhas, mais pesadas, mais simples, mais complexas. É claro que, no meio disso tudo também têm coisas boas e coisas más...

19 - Yeah yeah yeahs - Y control. Tu ainda não sabes mas esta música é das melhores coisas que vais ouvir na tua vida. Acredito mesmo que é das melhores coisas que já se fez. E sim, apesar de esta música não o representar bem, o primeiro álbum deles é fantástico. O segundo é bom mas já não tem a histeria que me fez gostar deles no primeiro.

20 - The Righteous Brothers . Unchained melody. Nunca pensei que me conseguisse safar com esta! Ainda bem que consegui porque esta música, na minha cabeça, não é nada pirosa embora saiba que possa ser assim considerada.

Quanto a Springsteen, é bom mas é para mim. Não é para estragar na pista de dança. Ainda estive para por esta (http://www.youtube.com/watch?v=kuHIGn-ZXJM) mas depois reconsiderei. Tentei pôr músicas conhecidas e misturá-las com outra que, ainda que menos conhecidas pudessem dar mote a um pezinho de dança. É que, quando vou a uma discoteca não espero ouvir uma Thunder Road ou uma Desolation row, só quero ouvir boa música que me faça sentir bem e que faça deitar cá para fora os Ya Ya's! :)

9 de julho de 2007 às 10:48  
Blogger samgs said...

hum... com tanta pobreza nos comentários e ainda consegui ser bastante rico nas gralhas. é obra...

11 - a last night sempre se safou! ;)

20 - algum dia uma coisa que já foi "versionada" pelos pearl jam podia ser parola?

9 de julho de 2007 às 18:31  

Enviar um comentário

<< Home