segunda-feira, janeiro 14, 2008

heartbroken


ryan adams, apresentado por samgs

parte 1
parte 2

5 Comments:

Blogger MDA said...

01 - Início Dylanesco. Um "Wa Weee!" memorável!

02 - É espantoso como ele consegue fazer músicas originais e frescas com a quantidade que produz! As guitarras são um bocado Blue Oyster Cult mas a sonoridade Classic Rock encaixa aqui bem.

03 - Sonorida Mariachi? Um dos pontos fortes deste gajo é não ter medo de experimentar com coisas diferentes. Só falta aqui uma secção de sopros a dar ambiente à coisa. "The sadness is mine" é uma frase brilhante.

04 - Isto é Ryan Adams ou Whiskeytown? De qualquer das formas, para mim é especialmente reconfortante saber que alguém dá continuidade ao Country desta forma pegando no Country do Johnny Cash e do Hank Williams (não no Country Redneck) e faz um trabalho tão bem.

05 - Letra brilhante. E a forma como a música abre para o instrumental final... De fazer chorar as pedras da calçada! :)

06 - Não conhecia esta versão! Continuo sem perceber como é que este gajo faz músicas tão boas. Esta é das melhores. A versão original também é boa, talvez mais adequada para conduzir numa noite escura. Um coisa é certa, com as músicas que ele tem, uma compilação deste género é um autêntico tratado sobre boa música.

07 - Caralho pá! Esta música é boa mas depois das últimas duas músicas, até parece sacrilégio ter uma música tão "alegre".

08 - No comments. Perfeita.

09 - Só não gosto muto da voz dele no início.

10 - É bonitinha mas falta-lhe alguma personalidade.

11 - Assim sim... É a fazer este tipo de músicas frágeis que ele é bom!

12 - Incursão bem sucedida em terrenos mais Soul. Muito bom!

To be continued...

17 de janeiro de 2008 às 11:14  
Blogger MDA said...

13 - If I could find my way back home, where would I go? O trabalho com as guitarras é muito bom e serve de pano de fundo melancólico perfeito para a letra.

14 - Já o disse algures. Ecos da It takes two do Marvin Gaye. É impressionante como a cada álbum ele avança sempre por terrenos seguros (que dizer, às vezes!). Lullabye pequenina e perfeitinha, como se querem.

15 - Desta vez, a guitarra "Dirty Harry" não me soa tão bem. De resto, boa música.

16 - Mais uma boa música mas um pouco genérica.

17 - Fragilidade. Como já o disse, é nestes terrenos que ele se destaca.

18 - Nada a apontar excepto que podia ser ligeiramente mais preenchida.

19 - Obra prima. Seria perfeita se ele não tivesse feito uma versão ainda melhor, sozinho, com guitarra acústica e harmónica.

20 - Esta sempre me fez alguma impressão. Sempre me pareceu uma música um bocado aos soluços e, ao mesmo tempo, sempre me pareceu uma música que nunca poderia ser de outra forma.

21 - Podia ser uma música do Bonnie "Prince" Billy e, se a vocalização fosse mais parecida, a música seria melhor embora não seja nada má.

22 - A intro não se esquece. Há qualquer coisa nesta música que me agarra de forma particular. Creio que é a forma como os acordes se desenrolam e como ele canta por cima deles, ou talvez as frases soltas de guitarra que se vão ouvindo ao longo da música, o solo que encaixa perfeitamente ainda que saindo ligeiramente do resto da música, a forma como a música pára, para depois se voltar a desenrolar... De qualquer das formas, é uma puta de uma música!

23 - Um bocadinho forçada... Bom esforço, apesar de tudo.

24 - Ryan Adams clássico.

25 - A música perfeita para deprimir. A maneira como ele canta isto é assustadora, fantasmagórica e magnífica.

Ok, estou oficialmente fodido contigo! Deixaste de fora duas das minhas músicas preferidas dele. Só incluiste uma música do meu pódio Ryan Adams (Oh my sweet Carolina). Onde é que estão a Come pick me up e a Bartering Lines?

19 de janeiro de 2008 às 10:29  
Blogger samgs said...

1 - nada a dizer. dylan puro e duro!

2 - adoro isto. a sonoridade que procuro para as nossas "darkness sessions" tem um pouco a ver com isto: a guitarra distorcida, o ritmo mid-tempo, melodia algures entre o country e o folk alternativos. e os cardinals são uma banda muito, muito boa!

3 - nunca esperei ver o rapaz fazer uma coisa destas, com a tal sonoridade mariachi tão vincada. tudo funciona bem aqui.

4 - é ryan adams (como todas as músicas aqui). country quase-clássico nos versos e uma melodia fabulosa no refrão. genial. e a banda pá! esta banda... aquela segunda guitarra, aquela slide-guitar... tudo perfeito, tudo inspirado!

5 - nada a acrescentar. é mesmo para chorar!

6 - uma das minhas músicas preferidas dele, aqui numa versão alternativa, uma bocadinho mais clássica e menos pop (menos doce e bonita). sempre gostei muito desta letra, frases como "I'll hold you close in the back of my mind, feels so good but it makes me hurt" mostram como este gajo canta a dor de corno como ninguém!

7 - alegre? não percebi... o tema é novamente a dor de corno, a perda, a saudade... é impressionante a facilidade como o tipo dá voz a todas estas coisas sem nunca cair na "parolice" ou na "pieguice".

8 - a come pick me up está aqui, pá! como raio me dizes que não a incluí na compilação? sobre esta nada a dizer. é do caralho. ponto final. a letra pá... esta letra devia ser a biblia de muita gente. tá aqui tudo o que tantas vezes quisemos dizer!

9 - bom momento do último álbum. não é genial mas não destoa da qualidade média das músicas do rapaz. gosto muito do para-arranca do verso e da libertação do refrão. está muito bem "arranjada", como sempre.

10 - apaixonei-me por esta ao ver um clip no youtube de uma actuação do ryan. é bem bonita e corresponde mais uma vez à sonoridade "darkness" (ou à maneira como a vejo, claro). e gosto da maneira como esta versão acaba... com o ryan a queixar-se da afinação. :)

11 - melhor música do álbum mais fraco dele (à excepção do rock'n'roll). a versão com os cardinals (que não é a original) é bem melhor. esta ganha na intimidade e fragilidade aparente.

12 - é linda não é? curiosamente só me saltou aosouvidos quando fazia esta compilação. pertence também ao tal álbum mais fraquinho (love is hell), mas é uma incursão pelo soul realmente inspirada. este tipo é uma esponja, absorve tudo e cria em qualquer linguagem. e era um orgão destes que precisávamos!

13 - outra das irresistiveis. perfeita!

14 - é isso tudo que dizes. "lullabye pequenina e perfeitinha" é mesmo a descrição certa.

15 - que guitarra dirty harry? eu cá acho toda esta música genial e perfeita. não alterava nada, nada.

16 - pertence ao albúm de outtakes.... e é isso mesmo: outtake de qualidade. há por aí quem fizesse uma carreira com coisinhas destas.

17 - caralho. isto é coisa para me arrepiar os pelinhos todos quando me apanha desprevenido. é mais uma 20/20.

18 - quando ouvi pela primeira vez o 29, não achei grande piada ao álbum. a primeira música que me agarrou foi esta, quando a ouvi no tal programa da antena 3 que já te recomendei (e cujo nome me escapa agora). e é um novo ryan adams aqui: piano, voz e pouco mais. e acho que o espaço resulta bem aqui... reforça a sensação de isolamento e vazio a que a letra faz referência. e transmite uma noção de intimidade tão grande... é um tema perfeito para se ouvir à noite.

19 - clássico. música em tons de sépia. soa a antigo. antigo e intemporal. quando a ouvi pela primeira vez não acreditei que fosse dele, pensei que fosse de um qualquer autor clássico.

20 - sempre me soou a dylan esta música. há aqui algo de surreal que me faz lembrar o dylan dos anos 60.

21 - aposto que não sabias que a senhora que aqui empresta a sua voz é a norah jones. é uma belissima música. magnificos arranjos, magnifica melodia, letra à la ryan adams. se esta música for pessoal, e se não for nenhuma metáfora, a referência à morte do filho só a torna mais tocante. há por aí uma versão diferente, com um magnifico solo do guitarrista dos cardinals (a que está aqui no blog). e curiosamente não e faz lembrar o bonnie.

22 - há músicas que me transportam para lugares realmente distantes. e que me fazem sentir um misto de nostalgia, esperança, tristeza e alegria. esta é uma delas.

23 - gosto muito disto. também já ouvi versões melhores, mais intensas, mas gosto realmente disto. nunca o rapaz andou tão perto dos blues... e não é que, sem grande surpresa, o faz com qualidade?

24 - inicialmente oferecida ao wilie nelson e agora recuperada para um ep. é das melhores coisinhas que o rapaz já escreveu. e isso é dizer muito.

25 - linda. letra de amor magnifica.

quanto à tua reclamação, a come pick me up está ali pá! a bartering lines não, mas estás à vontade para fazer a tua compilação! ;)

23 de janeiro de 2008 às 23:11  
Blogger samgs said...

setlist:

1 - to be young (is to be sad, is to be high)
2 - cold roses
3 - the sadness
4 - the end
5 - please do not let me go
6 - la cienega just smiled
7 - hard way to fall
8 - come pick me up
9 - the sun also sets
10 - harder now that it's over
11 - i see monsters
12 - hotel chelsea nights
13 - when will you come back home?
14 - two
15 - let it ride
16 - hallelujah
17 - why do they leasve?
18 - nightbirds
19 - oh my sweet carolina
20 - damn, sam (i love a woman that rains)
21 - dear john
22 - magnolia mountain
23 - what sin
24 - blue hotel
25 - blue sky blues

23 de janeiro de 2008 às 23:16  
Blogger MDA said...

Raios te partam! Estou completamente agarrado a esta merda!

27 de janeiro de 2008 às 13:27  

Enviar um comentário

<< Home