segunda-feira, fevereiro 04, 2008

red, white and black blues


the white stripes, apresentados por mda

Parte 1
Parte 2

1 Comments:

Blogger samgs said...

1 - muito bom. tudo o que tem umas teclas destas há-de soar, no mínimo, benzinho. eu, fosse o autor desta música, cortava aquela parte do "I know a man...". mas pronto. nada a apontar.

2 - outra das boas (isto vai ser um bocadinho repetitivo). o refrão é muito bom!

3 - bom trabalho com o slide, mas como música deixa algo a desejar. é daquelas que resulta bem ao vivo ou no meio de um álbum mas, por si só, não se aguenta.

4 - outra das boas. gosto das alterações de dinâmica e da maneira como a gravação se apoia numa performance imperfeita.

5 - nada a dizer. esta é das mesmo boas, com o slide ao serviço de uma "canção a sério"!

6 - idem aspas. muito boa. progressão de blues clássica mas o jack white fá-la soar moderna e fresca. e a utilização daquele pedal de oitavas até cai bem aqui.

7 - isto é do último álbum, não é? é uma bela cançoneta, bastante afastada das progressões bluesy e das guitarras cheias de fuzz... até que aquelas pequenas explosões nos lembram que são os white stripes a tocar!

8 - faz-me lembrar o ambiente do "III" dos Led Zeppelin. não chega a ser genial, mas também é uma boa música.

9 - lá está. conseguiam fazer um bom álbum neste género, mas não seriam o que são hoje. falta aqui alguma coisa. acho que o jack white devia ouvir o led zeppelin III com atenção... :)

10 - já está melhorzinhO! muito bom aquele riff inicial, vagamente western... não gosto tanto é das teclas aqui.

11 - ? (esta não aparece)

12 - voltamos aos ambientes bucólicos e acústicos. gosto mais desta do que das anteriores, funciona bem melhor como cançoneta simples, quase sussurrada e uma bela letrinha, vagamente naive e infantil (no bom sentido).

13 - de volta aos terrenos habituais! esta não conhecia, e também é das boas.

14 - começa bem com um excelente riff. a fórmula é repetitiva, há que o reconhecer, mas funciona bem. acho que já sei qual é o meu problema com eles: uma música mediana (nem má nem genial) deles segue sempre a mesma fórmula, bom riff, batida simples e mais calma no verso, aumento de intensidade no refrão com a mesma batida simples, baralhar e voltar a dar. funciona bem a maior parte das vezes e intercalado com uma ou outra música genial e um ou outro momento diferente, funciona bem, mas por vezes, cansa-me!

15 - esta é genial. foge dos terrenos mais habituais, pisa o country e sai-se muito bem.

16 - podia dizer o que aqui já disse tantas vezes: é boa, mas não é genial. soa-me demasiado despida, não sei, há qualquer coisa em falta.

17 - outra das boas! muito bom o solo... completamente inesperado!!

18 - esta é das geniais. uma daquelas onde tudo funciona e nada falta.

19 - ah caraças. as maravilhas do lo-fi! é engraçado como a bateria soa tão cheia aqui. é bom é...

20 - andavam a ouvir black sabbath aqui. sim senhor. é a partir tudo! só falta um solo...

21 - voltam as guitarras pesadas. muito bom.

22 - lo-fi again. a voz aqui é parecidissima com a do robert plant. de resto, não difere em muito de outras que por aqui andam (boa!)

23 - idem aspas. às vezes não há muito para acrescentar ou destacar.

24 - em palco ganham outra qualidade, o que é evidente aqui. muito bom. quando editarem um álbum ao vivo compro :)

25 - idem aspas, apesar da música não ser tão boa.

26 - cover do dylan. prefiro o original, o violino e a forma como o dylan a canta dá-lhe uma tonalidade diferente, quase mística, que aqui não encontro tanto. não deixa de ser uma boa versão, mas também me parece uma daquelas músicas impossiveis de estragar.


em conclusão: a minha ideia deles continua a ser a mesma. são realmente bons, mas em alguns momentos vêem ao de cima as limitações deles tornando-se repetitivivos... como disse me cima, num bom álbum, em que os momentos bons alternam com moentos geniais e outros diferentes as coisas funcionam, mas uma compilação de músicas muito-boas-mas-não-geniais acaba por se tornar algo monótona. continua a ser uma banda muito boa ao vivo e certamente, mais tarde ou mais cedo comprarei os álbuns deles, mas ainda não me consegui apaixonar por eles...

ps: desculpa lá a pobreza dos comentários, mas não dava para mais... há dias assim!

16 de fevereiro de 2008 às 19:51  

Enviar um comentário

<< Home