"sally, take my hand, we'll travel south cross land, put out the fire, and don't look past my shoulder, the exodus is here, the happy ones are near, let's get together, before we get much older..."
sexta-feira, outubro 26, 2007
a melhor música de todos os tempos... hoje...
venus in fur - velvet underground
uma das mais revolucionárias e influentes bandas de todos os tempos. será preciso explicar porquê? peguemos nesta faixa do primeiro álbum: guitarras etéreas; batida retirada de uma marcha fúnebre; voz monótona e aparentemente desinteressada; letra de índole sexual, com referência a práticas sadomasoquistas. estávamos em 1967... não é difícil perceber o impacto!
peça central do álbum the good son, "ship song" corresponde ao momento em que o aprendiz ultrapassa o mestre, neste caso nick cave e scott walker, respectivamente. declaração de amor emocional, majestosa e intemporal (intemporalidade esta apoiada em linhas líricas que soam milenares) é, provavelmente, o ponto alto da carreira do nick cave da calma negritude. e sim, também foi este senhor que escreveu a "into my arms" ou a "are you the one i've been waiting for?"...
muito já se disse sobre os rapazes. toda a gente os conhece, toda a gente conhece as músicas... aliás, conhecemo-las tão bem que algumas até já devem estar impressas no nosso código genético e vão ser transmitidas aos nossos filhos sem que eles ouçam uma nota que seja e, quando finalmente as ouvirem, vão dizer, sem grande entusiasmo, "olha o paul, o john, o ringo e o george!"
mas a verdade, ou parte da verdade, é que os rapazes são realmente interessantes. e há aqui claramente um ad e um dd (antes-de-dylan e um depois-de-dylan). antes de conhecerem o bob dylan, eram pouco mais do que um grupo de rapazes a fazer músicas simples sobre os difíceis amores da adolescência. depois de contactarem e partilharem umas substâncias ilícitas com o génio-mor, viraram-se para a escrita "séria", instrospectiva e inspirada e para a exploração total das potencialidades de um estúdio na criação de obras de arte! pelo menos é assim que eu vejo a evolução deles, apesar de estar longe de a dominar.
esta música é daquelas que fazem já certamente parte de um inconsciente colectivo. ponham uma criança de 2 anos a ouvir o coda (os da da's) e vejam como, sem medo ou pudor, também ela desata a cantar "da da da dadada da dadada da hey jude"... que maior prova de genialidade podem exigir?
e depois há a letra. aqui simples, mas com momentos extraordinários, como aquele que já é, para mim, um favorito. a vida em 5 linhas apenas:
so let it out and let it in hey jude, begin, you're waiting for someone to perform with and don't you know that it's just you hey jude, you'll do the movement you need is on your shoulder